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“Muitos portugueses ainda não conseguem comprar produtos e serviços além de necessidades quotidianas”

Por a 4 de Fevereiro de 2016 as 18:07

As expetativas económicas e de rendimentos dos portugueses atingiram “níveis históricos”, de acordo com o estudo da consultora GfK sobre o clima de Consumo na Europa no quarto trimestre de 2015. “Trata-se do valor mais alto dos últimos 20 anos”. No entanto, as expetativas altas ainda não se refletem no consumo.

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Portugal: Expetativa Económica

 

Os portugueses estão otimistas face ao desenvolvimento da economia nacional. As expetativas económicas subiram 9,7 pontos no quarto trimestre de 2015 (entre outubro e dezembro) para os 23,5 pontos. Este é o valor mais alto desde janeiro de 1996, quando o mesmo indicador se situava nos 25,3 pontos. No mesmo mês de 2014, apresentava-se nos 12,5 pontos. Na Europa, o índice do Clima de Consumo subiu 1,9 pontos chegando aos 12,2 pontos.

Embora Portugal apresente ainda uma “taxa de desemprego bastante elevada”, observa-se um ligeiro decréscimo a partir dos 13,7% registados em janeiro de 2015 para 12,4%, em novembro do mesmo ano, de acordo com as estatísticas da Comissão Europeia. Entre outubro e dezembro, as expetativas dos rendimentos dos portugueses dispararam, atingindo os 24,4 pontos, o que representa uma subida de 17,7 pontos – valor mais alto dos últimos 20 anos. Em janeiro de 1996, o indicador assentava nos 25,2.

No entanto, o aumento das expetativas económicas e dos rendimentos não teve impacto na propensão para compras dos consumidores portugueses. O indicador “propensão para compras” reflete a prudência dos consumidores. Não obstante algum otimismo face ao desenvolvimento da economia quer em Portugal quer nos restantes países europeus, os consumidores mantém-se “prudentes”. Este comportamento observa-se em Portugal “de forma mais expressiva”, mas também nos restantes países da União Europeia.

“Apesar do otimismo relativo à situação económica do país, muitos portugueses ainda não têm possibilidade de fazer compras e usufruir de serviços que vão para além das suas necessidades quotidianas”, explica a consultora. No quarto trimestre de 2015, o indicador para Portugal caiu 9,6 pontos cifrando-se nos -30,4 pontos.

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Portugal: Expetativa de Rendimentos

 

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