Distribuição

Carteira digital. “Uma solução para todos os cenários de pagamento”

A aplicação de ‘mobile wallet’ SEQR nasceu para ajudar os retalhistas a reduzirem e, em alguns casos, abolirem o custo das transações com cartão

Rita Gonçalves
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A aplicação de ‘mobile wallet’ SEQR nasceu para ajudar os retalhistas a reduzirem e, em alguns casos, abolirem o custo das transações com cartão

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SEQR App_IIA aplicação de ‘mobile wallet’ SEQR já conquistou 500 pontos de venda em Portugal e ambiciona alcançar as 2.000 lojas no final do primeiro trimestre do presente ano. A ‘app’ que permite realizar pagamentos com o smartphone pertence à empresa Seamless, presente em 30 países com soluções de carregamentos para telemóvel e produtos digitais através da sua plataforma global que liga entidades financeiras, empresas ligadas ao setor das telecomunicações, pontos de venda e utilizadores finais.

O SEQR nasce como um “novo e inovador produto – uma aplicação” –  que tira partido da plataforma de comunicação da casa mãe “no sentido de oferecer um conjunto de serviços disponibilizados através da sua carteira digital, onde é possível ligar diretamente e sem intermediários as contas bancárias dos utilizadores e, dessa forma, efetuar pagamentos nos mais variados locais, como lojas, máquinas de vending, parques de estacionamento, ginásios e nos canais online, entre muitos outros”, explica em entrevista ao HIPERSUPER João Pedro Duarte, country manager da SEQR Portugal.

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Que mais-valias e diferenciação trouxe a aplicação ao mercado português? “Uma das principais diferenciações que o sistema de pagamento proporciona é o facto de estar diretamente associado a qualquer conta bancária e funcionar de forma totalmente independente da tradicional infraestrutura de cartões bancários existente. Este fator traz muitas vantagens para o mercado”, explica o responsável. Para o comerciante o benefício passa sobretudo pela poupança. “A aplicação oferece um custo bastante inferior ao que é aplicado atualmente ao lojista quando um cliente paga com cartão de débito ou crédito. O custo das transações levadas a cabo com cartão tem um peso elevado no comércio e a solução pretende reduzir e, em alguns casos, anular esse custo” quando os pagamentos são realizados através da sua carteira digital.

As vantagens para o utilizador final, por sua vez, passam sobretudo pela oferta de soluções costumizadas e de prémios de incentivo à utilização da solução de pagamento. “Para o consumidor, o sistema totalmente gratuito premeia e incentiva a sua utilização, quer seja através de um modelo de ‘cash back’ que varia entre 1 a 3% do valor gasto em compras, como também através de ofertas específicas desenvolvidas para cada um dos comerciantes e em conjunto com eles”. A aplicação permite ainda aos utilizadores realizar transferências entre as suas contas bancárias sem custos adicionais. A meta é “banalizar as transferências diárias que os utilizadores sentem necessidade de fazer, mas não têm como fazê-lo de forma rápida, acessível e segura”.

Comprar através de anúncios

João Pedro Duarte, country manager da SEQR Portugal

João Pedro Duarte, country manager da SEQR Portugal

A “mobile wallet” permite realizar todos os pagamentos através da sua ‘app’, depois de o utilizador fazer o ‘download’ da aplicação, efetuar o registo e associar uma conta bancária à sua carteira. Após estes passos, em dois minutos já se podem realizar pagamentos.

“O SEQR pode ser utilizado nos mais variados cenários de pagamento. Numa loja física existe um ‘QR Code’ perto da caixa registadora. No momento do pagamento, o utilizador tem de ler o código bidimensional ou, se o seu telemóvel permitir, aproximar o dispositivo de um terminal com tecnologia NFC [comunicação por campo de proximidade], colocar o pin a aprovar o pagamento. Se for um restaurante com serviço de mesa, o QR Code pode ir impresso na consulta de mesa e, desta forma, o utilizador não tem de se levantar, basta que faça a leitura do código de realidade aumentada impresso. Além das lojas físicas, pode ser utilizado em bombas de gasolina, parques de estacionamento e máquinas de vending. Já no canal digital, é possível utilizar a solução de pagamento em lojas online ou diretamente através de aplicações móveis de terceiros”.

A aplicação permite ainda realizar compras diretamente através de anúncios publicitários, em meios como redes sociais, outdoors e revistas, através da disponibilização de um ‘QR Code’ junto ao produto que está a ser promovido. “O utilizador apenas tem de ler o código e confirmar a compra. É-lhe pedido que confirme os dados de entrega e receberá o produto comodamente em casa nos próximos dias”.

Facilitar a vida dos consumidores é a filosofia que está na base da criação desta solução que permite ainda traçar o histórico do cliente, para que possa receber no seu ‘smartphone’ promoções exclusivas e tirar partido direto dos programas de fidelização disponíveis nas lojas onde habitualmente compra. “O objetivo final é ter apenas uma solução para todos os cenários de pagamento, e não ter uma ‘app’ diferente para cada vez que vamos a um restaurante ou a um parque de estacionamento. O SEQR permite centralizar todos os pagamentos apenas numa única aplicação”.

Sem custo inicial para comércio

No primeiro ano de atividade em Portugal, o trabalho foi de “consolidação” da solução como meio de pagamento em lojas físicas, lojas online, aplicações de estacionamento, faturas em papel e compras através de anúncios publicitários nas redes sociais, explica João Pedro Duarte.

Em Portugal, a solução de pagamento está presente em vários retalhistas dos mais variados setores. “Na restauração posso mencionar o Grupo Starfoods (Loja das Sopas, Companhia das Sandes, Selfish e Farm), o Grupo Origem, a NataLisboa e o restaurante Chef Cordeiro; no setor da moda, o Grupo Lanidor (Lanidor, QuebraMar, Globe) e a Foreva, a livraria Almedina, o ginásio FitnessUp, as lojas de brinquedos educativos Science4You e, mais recentemente, a aplicação de parques de estacionamento iuPark da ESSE, entre outros.

A adoção desta solução por parte dos retalhistas não acarreta custos. “O SEQR não tem qualquer custo inicial por parte do comércio. Encontramo-nos integrados com grande parte dos software de POS, pelo que qualquer novo comerciante que queira acrescentar este meio de pagamento ao seu estabelecimento apenas tem de nos contactar para tratarmos da instalação”.

Para o próximo ano, a SEQR Portugal ambiciona consolidar a sua presença no mercado nacional, “crescendo significativamente no número de lojas com o sistema de pagamento disponível, assim como fomentando a sua utilização por parte de novos utilizadores e aumentando o fluxo de pagamentos com a aplicação”.

 

 

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Os erros mais comuns ao usar cashback e como evitá-los

“Porque razão o cashback não acumulou?” Esta é uma das perguntas mais frequentes entre os consumidores que utilizam esta funcionalidade de poupança

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Na maioria dos casos, este problema pode ser evitado com algumas dicas simples. A seguir, veja os erros mais comuns e como garantir que recebe sempre o seu cashback.

Não Ler os Termos e Condições: O Que Pode Impedir o Cashback de Ser Creditado?

Uma das razões mais comuns para a não atribuição de cashback em portugal está na falta de leitura dos termos e condições do serviço.

Nestes documentos encontram-se informações essenciais, tais como:

● Percentagens de cashback disponíveis e respetivos limites mínimos e máximos. Se não atingir o mínimo exigido num determinado mês, não receberá o reembolso. Por outro lado, se ultrapassar o limite máximo, o valor extra não será creditado.
● Prazos de pagamento do cashback, permitindo-lhe saber exatamente quando receberá o montante acumulado.
● Lista de lojas parceiras onde o cashback é válido. Muitos cartões de crédito e programas de recompensa apenas atribuem cashback para compras feitas em estabelecimentos específicos.

Antes de fazer qualquer compra, confirme sempre se a loja em questão faz parte da lista de parceiros do seu cartão ou plataforma de cashback.

Esquecer-se de Ativar o Cashback Antes de Comprar

Outro erro comum é não ativar o cashback antes de efetuar a compra, especialmente no caso de cartões de crédito com cashback.

Para evitar perder dinheiro:

● Consulte a aplicação ou o site do seu banco e verifique se o cashback está ativado. Caso contrário, ative-o antes de fazer a compra.
● Nos programas de recompensa, aceda à sua conta na plataforma ou aplicação e confirme se a funcionalidade está ativa e a acumular cashback corretamente.

Fazer Compras Impulsivas Só Para Ganhar Cashback

O cashback pode ser uma excelente ferramenta de poupança, mas só quando utilizado de forma racional e ponderada.

Um dos erros mais comuns é gastar dinheiro desnecessariamente apenas para acumular cashback. Isto pode levar ao sobre-endividamento e ao pagamento de juros elevados no cartão de crédito.

Para evitar este problema:

● Planeie as suas compras e foque-se no que realmente precisa.
● Aproveite as épocas de saldos, promoções e descontos oferecidos pelos programas de recompensa para compras de maior valor.
● Pague sempre o valor gasto com o cartão dentro dos prazos definidos, evitando juros e encargos desnecessários.

Escolher Plataformas de Cashback Não Confiáveis

As plataformas de cashback oferecem maiores percentagens de reembolso do que os cartões de crédito, além de condições mais vantajosas, como limites de cashback mais amplos, uma maior rede de lojas parceiras e benefícios extra, como descontos e programas de fidelização.

No entanto, existem plataformas fraudulentas que prometem percentagens de cashback irrealistas e ofertas demasiado boas para serem verdade, com o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros.

Para evitar fraudes:

● Verifique se a plataforma está registada em Portugal e se as lojas parceiras anunciadas realmente trabalham com essa plataforma.
● Consulte os sites das lojas parceiras para confirmar se mencionam a parceria com a plataforma de cashback.
● Leia avaliações online deixadas por outros utilizadores e consulte entidades como a DECO Proteste para verificar a reputação da plataforma.
● Caso detete irregularidades após se registar, contacte as autoridades competentes, como a ASAE.

Com estas precauções, pode garantir que usa o cashback com segurança e maximiza os benefícios desta funcionalidade.

 

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Alimentar

Nova colheita do Azeite Pintas Virgem Extra 2024 já está disponível

Com uma produção limitada a apenas 7.000 garrafas, o Azeite Pintas Virgem Extra 2024 reafirma o compromisso da Wine & Soul com a criação de produtos de excelência no Douro.

Desenhado a partir das oliveiras centenárias que rodeiam as vinhas do icónico vinho tinto Pintas, este azeite biológico distingue-se pelo seu equilíbrio, frescura e complexidade aromática, sublinha a Wine & Soul.

Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges iniciaram a produção de azeite em 2007, com o objetivo de expressar a riqueza do terroir duriense através de um produto autêntico e de qualidade superior. “O Azeite Pintas reflete a essência dos nossos olivais históricos, captando a intensidade e frescura das variedades das azeitonas Cobrançosa, Madural e Verdeal, num perfil equilibrado e sofisticado”, afirma Jorge Serôdio Borges.

A colheita de 2024 seguiu o habitual processo artesanal e sustentável. As azeitonas foram cuidadosamente colhidas à mão na última semana de outubro e submetidas a uma extração suave e a frio, garantindo a preservação de todo o seu potencial aromático. O resultado é um azeite virgem extra de acidez extremamente baixa (<0,1%), que combina notas vibrantes de erva fresca, maçã e banana verde com um final de boca elegante e persistente. No paladar, revela ainda nuances de pimenta preta e casca de noz verde, proporcionando uma experiência sensorial única.

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Bebidas

Primeira garrafa de água portuguesa produzida em alumínio chega ao mercado

A Monchique Can insere-se no objetivo de redução efetiva do impacto ambiental da Água Monchique, sendo infinitamente reciclável.

Com o lançamento da Monchique Can, uma garrafa fabricada em alumínio, material que assegura uma vida útil mais longa, a  Sociedade da Água de Monchique reforça os valores sustentáveis da marca, já que esta inovação está “livre de BPA (Bisfenol A)” e, à semelhança das demais embalagens da Água Monchique, “é infinitamente reciclável”, sublinha a empresa.

A marca apresenta esta novidade como “o complemento perfeito” para o EcoPack Monchique 10L, a embalagem bag-in-box sustentável que facilita o refill e contribui para a redução da pegada ecológica. A Água Monchique selecionou o alumínio como a matéria-prima de eleição para a produção desta garrafa, por este ser 100% e infinitamente reciclável, sem perda de propriedades. “A sua capacidade térmica é outra grande vantagem, pois permite manter a água fresca por mais tempo”, detalha a marca. O design “arrojado e distintivo”, disponível em três versões, é outro elemento de destaque da Monchique Can que, segundo a Água Monchique, estará “dentro em breve” disponível nos pontos de venda habituais.

“A nova embalagem espelha o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação. Queremos oferecer aos nossos consumidores soluções que representem um impacto ambiental reduzido”, assegura Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique.

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Retalho

Portugal Duty Free renova conceito de loja nos aeroportos nacionais

A Portugal Duty Free, empresa detida pela ARI e pela Ana | Vinci Airports, responsável pela gestão de mais de 30 lojas nos aeroportos nacionais, apresenta um novo conceito de loja, que assinala um novo padrão de excelência no comércio a retalho de viagens.

A empresa avança que o objetivo desta remodelação, que envolveu um elevado investimento em mais de 10.000m2 de espaço comercial, foi captar a essência da Portugalidade – desde as icónicas paisagens de Portugal à sua arte e património, aos sabores e aromas da sua gastronomia de renome mundial – criando uma experiência de retalho memorável para os passageiros.

Cada local tem uma identidade única, permitindo que os passageiros da Lisbon Duty Free, Porto Duty Free, Faro Duty Free, Madeira Duty Free e Azores Duty Free experimentem a energia e tradição de cada região dentro do aeroporto, acrescenta.

A Portugal Duty Free oferece assim mais de 1.000 produtos locais, muitos deles exclusivos da Portugal Duty Free. O conceito Sabores de Portugal celebra a melhor gastronomia portuguesa, incluindo os icónicos Pastéis de Nata, entregues diariamente no aeroporto. O espaço Port Cellar, por sua vez, apresenta a melhor oferta de vinho do Porto do país, com mais de 230 referências.

A nível internacional, a Portugal Duty Free incrementou a sua oferta com novas marcas de beleza como a Charlotte Tilbury, Le Labo, Sol de Janeiro e Creed.

A sustentabilidade foi uma componente fundamental da remodelação das lojas, sendo que o design, a instalação e a gama de produtos refletem os compromissos ESG da ARI e da Ana | Vinci Airports. Foi criada uma área dedicada à sustentabilidade na Lisbon Duty Free, que alberga mais de 100 produtos sustentáveis para o consumidor consciente, desde garrafas de água a artigos de papelaria, lembranças e presentes.

As novas lojas Portugal Duty Free proporcionam uma experiência de retalho de viagens única. Foram implementadas soluções digitais para melhorar a experiência do cliente. O sense of place é reforçado com entradas digitais nas lojas, onde paredes de painéis LEDs exibem imagens as paisagens e pontos de referência locais. Foram instalados mais de 2.000 painéis LED e 450 LCDs nas lojas, o que resulta numa experiência sensorial única. As caixas de self-checkout e mais de 40 unidades móveis de pagamento facilitam uma experiência de compra mais conveniente para os clientes.

“A experiência na Portugal Duty Free é única”, sublinha Alain Brun, CEO da Portugal Duty Free. “Hoje proporcionamos uma experiência de retalho de viagens inigualável em cada uma das nossas lojas, elevando o sense of place a novos patamares. Os portugueses têm um maravilhoso sentido de orgulho, e nós capturámos isso em todas as nossas lojas com uma experiência moderna de compras em aeroportos que também celebra a cultura e o património. Isto não teria sido possível sem o compromisso das nossas equipas, cuja dedicação à excelência e à superação das expectativas dos clientes continua a inspirar-nos.”, acrescenta.

Thierry Ligonnière, CEO da Ana | Vinci Airports, comenta: “Concluir as renovações das lojas Portugal Duty Free é um marco significativo no nosso compromisso contínuo de melhorar a experiência dos passageiros, e a PTDF com o apoio da ARI e da VINCI AirPorts, fez um trabalho incrível: estes espaços renovados oferecem uma seleção diversificada de retalho, proporcionando uma experiência de compra tranquila que eleva cada viagem. Como parte do investimento mais amplo da ANA|VINCI Airports na modernização das infraestruturas aeroportuárias em toda a nossa rede em Portugal, esta transformação reflete a nossa dedicação em criar ambientes de excelência, ao mesmo tempo que apoiamos o desenvolvimento económico das regiões onde os nossos aeroportos operam. Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas aos passageiros a estes novos espaços excecionais.”.

Ray Hernan, CEO da ARI, refere: “Estamos incrivelmente orgulhosos de apresentar as novas Lojas Portugal Duty Free, que acreditamos terem elevado o nível da nossa indústria em termos de experiências de retalho excecionais. Demonstrámos como a ARI está empenhada em cumprir as suas promessas, pegando em conceitos e tornando-os realidade – os designs, renders e planos apresentados na nossa proposta original à ANA/VINCI Airports foram agora trazidos à vida para os passageiros. As parcerias colaborativas são a base do nosso negócio e temos grandes ambições de continuar a expandir as nossas operações em Portugal em conjunto com os nossos parceiros, ANA|VINCI Airports.”.

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Produção

Carmo Wood instala mais de 2,5ha de estruturas anti-granizo em Odemira e Alcobaça

A Carmo Wood tem registado um aumento na procura por soluções de proteção agrícola e já tem várias intervenções planeadas para 2025 em todo o território nacional.

A Carmo Wood continua a reforçar o seu compromisso para com a proteção das culturas agrícolas face aos desafios climáticos e acaba de anunciar duas novas grandes obras com fornecimento e instalação de mais de 2,5ha de estruturas anti granizo para a proteção de mirtilos em Odemira e de pomares de maçãs em Alcobaça, salvaguardando as colheitas destes dois clientes e assegurando a sustentabilidade económica destes produtores locais.

David Santiago, diretor comercial Agricultura da Carmo Wood, sublinha a importância destas soluções no contexto atual, afirmando que “à medida que as alterações climáticas intensificam fenómenos meteorológicos extremos, como as tempestades de granizo, torna-se crucial adotar medidas de proteção para salvaguardar as colheitas, sejam elas de maçãs, frutos vermelhos, kiwis, uva ou outras”.

Não obstante a sua relevância, o responsável explica que ainda há muito caminho a percorrer: “Em Portugal, estas estruturas ainda representam uma fatia reduzida do setor, mas a crescente imprevisibilidade climática tem levado cada vez mais agricultores a adotá-las para proteger as suas colheitas. A Carmo Wood continua a investir nas melhores tecnologias para disponibilizar soluções eficazes que garantam maior estabilidade e segurança no investimento agrícola”, conclui.

A Carmo Wood tem registado um aumento na procura por soluções de proteção agrícola e já tem várias intervenções planeadas para 2025 em todo o território nacional. Atualmente, as maiores intervenções concentram-se em Odemira, onde a empresa está a instalar cerca de 1,5 hectares de estruturas de proteção anti-granizo para mirtilos, e em Alcobaça, onde está a implementar 1 hectare das mesmas redes para salvaguardar pomares de maçãs.

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MO
Retalho

MO reabre loja em Barcelos com novo design

Com 335 m² de área de vendas, a renovação reforça o compromisso da MO com a região.

tagsMO

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae, reabriu a sua loja em Barcelos, no distrito de Braga, com um espaço renovado e mais moderno. Localizada na Galeria Continente Modelo Barcelos, a nova loja reforça a presença da marca na região.

Com 335 m² de área de vendas, a renovação reforça o compromisso da MO com a região. A loja funcionará de segunda a sexta-feira das 09h00 às 21h00 e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 21 horas.

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Retalho

Banca de retalho com dificuldade em fidelizar clientes

86% dos quadros superiores da banca de retalho tencionam dar prioridade às experiências omnicanal nos próximos 12 meses para melhorar a experiência e conseguir fidelizar clientes.

O World Retail Banking Report 2025,  Attract, engage, and delight: Spin the customer centricity flywheel do Research Institute da  Capgemini, revela que os bancos de retalho estão a responder de forma inadequada às exigências dos clientes urbanos nativos digitais, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos.

Para 73% dos clientes titulares de um cartão de pagamento, o que mais interessa são as experiências exclusivas a que este dá acesso, as recompensas e /ou as ofertas de cashback. No entanto, 74% afirmaram que neste momento ou estão totalmente insatisfeitos ou indiferentes às experiências proporcionadas pelos cartões.

Bancos têm dificuldade em diferenciar-se

A maioria dos responsáveis do setor da banca de retalho que foi inquirida (88%) no âmbito do estudo em todo o mundo, considera que um ecossistema de recompensas dinâmico e em expansão é essencial para satisfazer os clientes e constitui a  forma mais eficaz de aumentar os níveis de engajamento.

Porém, o estudo mostra que nem todos os programas de recompensas são capazes de satisfazer os clientes e de os fidelizar. Apenas 26% dos titulares estão satisfeitos com os seus cartões atualmente, 50% manifestam indiferença face a este instrumento e  24% disseram estar completamente insatisfeitos. Estes resultados, indicam também que os níveis de lealdade dos clientes estão muito baixos, sendo que 74% poderão mesmo vir a mudar de instituição financeira.
O estudo também conclui que os bancos de retalho têm dificuldade em conseguir diferenciar-se, apesar de terem acesso a fontes de dados muito abrangentes e robustas.

As equipas de marketing dos bancos consideram que os principais desafios com que se confrontam hoje são: a forte concorrência entre bancos tradicionais e bancos de nova geração (83%); mensagens e propostas de valor ineficazes (72%); falta de informação acerca dos clientes (66%); e a complexidade dos processos de abertura de conta (34%).

“Numa época em que os clientes privilegiam acima de tudo a conveniência e a personalização, o nosso estudo revela uma enorme fragilidade no nível de satisfação dos titulares de cartões de pagamento. Para atraírem os consumidores urbanos, que privilegiam sobretudo a experiência, os bancos terão de mudar a abordagem, passando a ter o cliente no centro de cada uma das etapas do processo de utilização dos cartões de pagamento – desde a identificação do produto à abertura de conta, passando pela ativação e até à obtenção das primeiras recompensas,” refere Gareth Wilson, Global Banking Industry Leader da Capgemini, acrescentando que: “os contact-centers são o primeiro ponto de contacto dos clientes com os bancos e têm, por isso, um papel determinante na formação da perceção das marcas. Porém, continuam a ser o grande calcanhar de Aquiles do setor. Esta é a oportunidade de os bancos os transformarem em centros inteligentes que sejam verdadeiros hubs de engajamento com os clientes e polos de criação dos fatores de diferenciação .”.

Os bancos estão a perder um número significativo de potenciais clientes e de respetivas receitas, simplesmente porque o processo de integração não responde às expectativas dos consumidores. Os dados do estudo revelam que quase metade (47%) dos potenciais clientes em todo o mundo, que escolheram o seu cartão de pagamento preferido, abandonaram os respetivos processos de adesão a meio devido a experiências insatisfatórias.

Por outro lado, só para 3% das equipas de marketing dos bancos de retalho é que o processo de integração de clientes é perfeito. Na região das Américas,  a percentagem é de 6%, enquanto na APAC é de 2% e na Europa é de apenas 1%. Para tal contribuem em particular 3 aspetos:

• 75% dos clientes enviam frequentemente documentação incompleta, o que causa atrasos significativos;
• 75% dos funcionários enfrentam processos de verificação da identidade dos clientes que são demorados;
• 61% dos funcionários estão sobrecarregados com o grande volume de pedidos que recebe porque não há automação.

Atualmente, só 29% do processo de recolha de dados durante a integração dos clientes está totalmente automatizado com tecnologias de IA ou de IA generativa (GEN AI). O potencial da IA/GEN AI para superar estes obstáculos é enorme, e nesse sentido, 41% dos responsáveis do setor revelaram que os processos de adesão e abertura de conta serão prioritários.

Contact centers inteligentes podem ser chave para fidelização

Os contact centers desempenham um papel fulcral no atendimento ao cliente e são essenciais no processo de formação da perceção das marcas. No entanto, o estudo conclui que apenas 24% dos clientes têm uma experiência satisfatória durante as interações com os seus bancos. Para muitos dos potenciais clientes que procuram cartões de pagamento, as principais razões de insatisfação devem-se aos tempos de espera longos, à comunicação inconsistente e à falta de ligação entre o atendimento nos canais digitais e  nos balcões físicos.

A maioria (86%) dos responsáveis dos bancos revela que tenciona dar prioridade às experiências omnicanal para aumentar o nível de envolvimento dos clientes nos próximos 12 meses.

O estudo conclui igualmente que, ao modernizarem os contact centres digitais, os bancos podem redefinir o seu impacto e lidar com grandes volumes de interações com os clientes, através de:

• Contacto proativo: 43% dos clientes entram em contato com os bancos para reportarem situações de cartões perdidos ou roubados. Esta é uma oportunidade de usar os dados do cliente para antecipar as suas necessidades e oferecer um atendimento que seja oportuno e  relevante.

• Soluções em tempo real: 48% dos clientes procuram ajuda para a ativação do cartão. Os bancos devem estar equipados com opções self-service orientadas por IA para permitirem atualizações fluídas e a resolução mais rápida dos problemas em todos os canais.

• Suporte orientado pelo sentimento: 65% dos clientes contacta os bancos para contestar as transações. A análise de sentimento baseada em IA pode ajudar a interpretar o tom e a intenção, a abordar a insatisfação de forma proativa e contribuir para oferecer respostas mais empáticas e personalizadas.

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Produção

AJAP alerta para a necessidade de intensificar o apoio aos Jovens Agricultores

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) alerta para a necessidade de medidas estruturais urgentes que garantam um futuro sustentável para os jovens agricultores.

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tagsAJAP

Portugal volta às urnas em maio para novas eleições legislativas, num momento crítico para o setor agrícola. A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) alerta para a urgência de reforçar o apoio aos Jovens Agricultores (JA), acelerar a implementação da Estratégia Água que Une, essencial para a sustentabilidade do país, e combater as crescentes assimetrias entre o meio rural e urbano. Para tal, sublinha a importância dos Jovens Empresários Rurais (JER) como agentes-chave na luta contra a desertificação do interior, promovendo uma verdadeira coesão territorial.

A AJAP sublinha em comunicado que os apoios disponibilizados ao longo dos quadros comunitários de financiamento têm impulsionado a modernização e competitividade da agricultura portuguesa e que estes incentivos contribuíram para melhorar a qualidade dos produtos, reforçar a segurança alimentar, tornar o setor mais sustentável e aumentar as exportações. No entanto, alerta, os números positivos mascaram a perda de peso das pequenas e médias explorações, que enfrentam abandono e falta de rejuvenescimento.

Atualmente, apenas 15% a 20% do território beneficia destas políticas de modernização, deixando vastas áreas rurais expostas a desafios estruturais, como o risco acrescido de incêndios e o agravamento das desigualdades entre regiões. A centralização das medidas, apesar da diferenciação da Valia Global da Operação (VGO), tem dificultado a sua aplicabilidade em algumas regiões, penalizando territórios de baixa densidade. A AJAP defende que, embora Portugal não seja regionalizado, a descentralização dos fundos e estratégias agrícolas permitiria um apoio mais eficaz e ajustado às realidades locais.

Reforço do prémio de primeira instalação

O Governo tem demonstrado intenção de apoiar o rejuvenescimento do setor, com um prémio de instalação que pode atingir os 55 mil euros. No entanto, a AJAP alerta para a necessidade de criar um escalão intermédio para jovens que ainda não conseguem depender exclusivamente da exploração agrícola, mas que podem evoluir para esse regime. A proposta da associação inclui os seguintes escalões: Base: 25.000€, com um acréscimo de 5.000€ para territórios vulneráveis; Intermédio: 35.000€, para jovens com 50% do rendimento proveniente da exploração, mais 5.000€ para zonas vulneráveis; Exclusivo: 45.000€, para jovens com 100% do rendimento da exploração, acrescidos de 5.000€ em zonas vulneráveis.

A introdução desta modalidade permitiria apoiar jovens agricultores no período crítico de instalação, garantindo maior estabilidade financeira e evitando o abandono precoce da atividade, refere.

A AJAP lembra também que Portugal enfrenta um dos piores índices de rejuvenescimento agrícola na Europa, com uma média de idade dos agricultores singulares de 65 anos, apenas superado por Chipre. O PEPAC prevê a instalação de 2.061 jovens agricultores até ao final do programa, mas a AJAP considera essa meta insuficiente e defende um objetivo mínimo de 2.500 instalações. Para tal, é essencial um ecossistema mais favorável ao empreendedorismo jovem, que inclua simplificação de processos burocráticos, acesso facilitado à inovação, tecnologias avançadas e incentivos específicos para a digitalização e sustentabilidade agrícola, defende.

Além disso, desafios crónicos como o acesso à terra e ao crédito continuam a ser entraves significativos. A burocracia associada à instalação, a instabilidade dos mercados e a falta de mão de obra agravam ainda mais a situação, tornando o setor pouco atrativo e dificultando a entrada de novas gerações, lembra.

A implementação do Apoio Técnico Especializado é uma reivindicação antiga da AJAP e considerada essencial para o sucesso dos jovens agricultores. Estudos académicos e institucionais confirmam que este suporte técnico contribui para a sustentabilidade e eficiência das explorações. A AJAP defende que a medida seja gerida em parceria com organizações do setor, garantindo um acompanhamento eficaz em áreas como gestão eficiente de recursos, combate às alterações climáticas e preservação da biodiversidade.

Financiamento é um dos principais entraves

O financiamento continua a ser um dos maiores desafios para os jovens agricultores, que muitas vezes enfrentam dificuldades na obtenção de crédito bancário. O pagamento dos apoios percentuais a fundo perdido só ocorre após a realização dos investimentos, o que exige um capital próprio significativo. A AJAP apela à criação de linhas de financiamento específicas para a agricultura, com juros bonificados, prazos de pagamento alargados e condições adaptadas à realidade do setor.

O acesso à terra também deve ser facilitado, através da revitalização da Bolsa de Terras e do Banco de Terras do Estado. Paralelamente, os seguros agrícolas precisam de uma revisão profunda para aumentar a adesão e oferecer melhores coberturas, ajustadas às necessidades dos agricultores.

Estratégia ‘Água que Une’: um compromisso essencial 

A Estratégia Água que Une, foi recentemente apresentada pelo Governo,e  a AJAP sublinha a importância de garantir a execução deste plano, independentemente dos ciclos políticos, e reforça que a resiliência hídrica é essencial para a competitividade do setor. O aumento da área de regadio em 30% previsto no plano poderá ser determinante para enfrentar futuras carências, aponta.

Coesão territorial e o impulso do Jovem Empresário Rural (JER)

A revitalização do interior passa pela fixação de jovens empresários, não só na agricultura, mas também em setores como inovação, tecnologia e turismo rural. A figura do JER, criada em 2019, é vista como um instrumento estratégico para dinamizar a economia rural. No entanto, a AJAP alerta para a necessidade de um compromisso político forte que valorize e incentive esta medida, promovendo o desenvolvimento de novos negócios e travando o despovoamento.

A associação defende que o próximo Governo deve integrar a coesão territorial como um eixo prioritário, articulando políticas dos Ministérios da Coesão, Agricultura, Juventude e Economia. O envelhecimento e abandono do mundo rural exigem respostas concretas, e a aposta no JER e nos JA pode ser decisiva para inverter esta tendência.

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Retalho

Lidl chega a Mértola

O Lidl Portugal continua a expandir a sua rede de lojas de norte a sul do país e acaba de inaugurar a sua primeira loja no concelho de Mértola.

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A nova loja destaca-se pela sua imagem arquitetónica contemporânea, evidenciada por uma fachada totalmente envidraçada.

Além da oferta habitual, esta loja conta com quatro caixas de pagamento rápido, permitindo que clientes com cestos ou carrinhos façam o pagamento de forma mais ágil, reduzindo o tempo de espera.

A nova loja do Lidl em Mértola conta com uma equipa de 19 colaboradores, reforçando o compromisso da insígnia com a estabilidade e o desenvolvimento profissional dos seus trabalhadores.

O Lidl Portugal mantém o seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética na construção e operação das suas lojas. Em Mértola, foram implementadas lâmpadas LED para redução do consumo energético, bem como painéis fotovoltaicos, contribuindo para a utilização de fontes de energia renovável.

Outra novidade da loja é a instalação de dois postos de carregamento rápido para carros elétricos, que permitem carregar 80% da bateria em apenas 30 minutos. Estes são os primeiros carregadores rápidos do concelho, permitindo aos clientes abastecerem os seus veículos durante o período de compras, reforçando a mobilidade sustentável na região.

A nova loja Lidl em Mértola irá integrar o programa Realimenta, uma iniciativa que visa combater o desperdício alimentar e apoiar instituições sociais. Diariamente, serão doados produtos em perfeitas condições de consumo, higiene e segurança a quem mais precisa, beneficiando diretamente a Santa Casa da Misericórdia de Mértola.

A nova loja está situada na Rua Professor Bento de Jesus Caraça, 7, 7750-295 Mértola, e está aberta diariamente das 8h00 às 21h00. O parque de estacionamento conta com 80 lugares, garantindo conveniência para todos os clientes que se deslocam de carro.

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Logística

Luís Simões e Reta distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024

O reconhecimento foi concedido pela Cotec Portugal às duas empresas pelo seu compromisso para com a Inovação e a Sustentabilidade.

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A Luís Simões e a Reta – Serviços Técnicos e Rent-a-Cargo, S.A., empresa líder na venda, aluguer, manutenção e reparação de veículos de transporte, pertencente ao Grupo Luís Simões, foram distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024, um reconhecimento atribuído pela Cotec Portugal.

A Cotec Portugal tem vindo a destacar as empresas com maior capacidade de inovação e impacto sustentável na economia através de diversos reconhecimentos. Esta mais recente distinção, outorgada pela primeira vez nesta edição de 2024, segue um rigoroso processo de avaliação baseado na norma VSME/ESRS, e é concedida a empresas que demonstrem compromisso inequívoco com a Inovação e Sustentabilidade e que contribuam ativamente para a transformação e competitividade da economia nacional.

“Receber o Estatuto Inovadora Evolution 2024 reflete o compromisso da LS para com inovar de forma sustentável, aliando tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental para oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes. Continuaremos a investir no futuro da logística com soluções que estejam cada vez mais alinhados com estes dois pilares incontornável da nossa estratégia (Sustentabilidade e Inovação), e que ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento do setor e da economia nacional,” afirmou António Fernandes, diretor de Inovação de Projetos da Luís Simões.

“Este reconhecimento da Cotec reforça a aposta da Reta na implementação de soluções tecnológicas avançadas e na otimização de processos, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes serviços de manutenção e reparação mais eficientes, seguros e sustentáveis. Este prémio motiva-nos a continuar a investir em soluções que contribuam para a evolução do setor e para um futuro mais sustentável,” sublinhou Rui Simões, administrador da Reta.

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