Distribuição Feiras Homepage Newsletter

Christmasworld 2016: Flores naturais ganham espaço exclusivo. “Floradecora” é novidade para 2017

Por a 1 de Fevereiro de 2016 as 12:48

DSC_0081Estão 2 873 empresas de 67 países a participar nas três feiras, que decorrem em simultâneo entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, na ‘mega’ infraestrutura da Messe Frankfurt, na Alemanha. No último ano, foram 2 833 expositores, que representavam 63 países na plataforma de negócios situada no centro de Frankfurt.

*Ana Monteiro, em Frankfurt, Alemanha

(veja as imagens abaixo)

As três feiras refletem a diferenciada demanda nos mercados de consumos final e comercial para os setores de papelaria e materiais de escritório (Paperworld), artigos para trabalhos manuais e hobbies (Creativeworld) e decoração para as épocas festivas (Christmasworld).

Na Christmasworld 2016, a primeira feira a arrancar, no dia 29 de janeiro, e que decorre até amanhã, dia 2 de fevereiro, estão representados 966 produtores de 45 países diferentes, um crescimento face aos 911 expositores de 42 países representados na feira de decoração para as épocas festivas, no último ano.

De Portugal, está o produtor de presépios Mario Jorge Oliveira Lopes, o único expositor nacional presente na feira, onde circulam mais de 30 mil visitantes de mais de 100 países para conhecerem sobretudo as tendências para a decoração natalícia.

“Ao longo destes anos, [a primeira Christasworld foi em 1997] o conceito da Christmasworld, direcionado exclusivamente para o Natal e outras ocasiões festivas, provou ser a base para uma plataforma de negócios extremamente confiável. Vamos continuar a guiar-nos por estas linhas em 2016 e mostrar novas ideias e diferentes ‘designs’ para impulsionar as vendas nos pontos de venda”, sublinha Eva Olbrich, diretora da Christmasworld da Messe Frankfurt Exhibition GmbH.

De acordo com os dados da organização, no último ano as vendas no comércio a retalho para a época natalícia atingiram o “número mais elevado de sempre” – 86,7 biliões de euros, a nível mundial, um crescimento de 1,7 biliões de euros em relação a 2014.

No último ano, a Christmasworld recebeu 36 148 visitantes, sendo 20 757 provenientes de fora da Alemanha. Destes, 85% são europeus, 9% vêm da Ásia e 5% do continente americano. Os que chegam para visitar a feira são na maioria retalhistas (46%), 18% são grossistas e 20% de serviços, como por exemplo, restaurantes, hotéis, agências de eventos, arquitetos de interiores e decoradores.

Encontram-se aqui desde tudo o que é necessário para decoração no Natal até aos presentes para ocasiões como o dia dos Namorados, o Dia da Mãe, Aniversários, Halloween, entre outros produtos de grande consumo sazonal. Produtores de Velas e Fragrâncias estão também representados em um dos pavilhões, assim como a zona de luzes e ‘visual merchandising’.

Uma das áreas que tem vindo a ganhar cada vez mais importância nesta feira são as flores naturais e a decoração de jardins. Os floristas e os decoradores de jardim já representam 26% dos participantes na feira.

Leia também: Portuguesa Viarco apresenta produto “único no mundo” na Creativeworld 2016

Desta forma, em 2017 a Christmasworld terá uma nova área, dedicada às flores, designada Floradecora, que foi apresentada aos jornalistas durante a feira. Segundo Ronald van den Breevaart, da consultora Green Team Consultancy+, “o mercado de “cutflowers” cresceu 4 mil milhões de dólares em dez anos, a partir de 5 mil milhões de dólares, na moeda norte-americana, em 2003, para 9 mil milhões de dólares em 2013”. Sendo a Alemanha “o país no mundo onde se registam mais vendas de flores naturais e plantas para cultivo em casa do consumidor final”, a Holanda representava 52% da produção e exportação de flores em 2013, seguindo-se a Colômbia com 15% de quota de mercado, a nível mundial, Equador (9%) e o Quénia (7%).

Direcionada para os targets de produtores de flores, vendedores de flores por grosso, importadores e exportadores, cooperativas de vendas, empresas de ‘packaging’ e logística, a futura Floradecora promete desenvolver um mercado mundial que está em expansão.

Leia também: Produtores portugueses de papelaria, material escolar e de escritório à procura de novos negócios na Paperworld 2016

O novo segmento da feira ocupará 12 mil metros quadrados no Hall 11.1 da feira. Esta exposição terá uma diferente organização das restantes. As flores serão dispostas consoante os vários tipos, sendo que os produtores não ganham destaque com o seu próprio ‘stand’. As plantas estarão em cima de mesas, identificadas com o nome da flor, produtor e unidades disponíveis, para que depois os clientes possam contactar com o produtor na quinta, espaço que estará localizado no centro deste futuro novo segmento da feira, onde os cultivadores se apresentam no seu ‘habitat natural’, mostrando o quê e como cultivam. Incorporará ainda uma área especial para as empresas de serviços de logística neste ramo. A representante espera que “as áreas de ‘packaging’ e entregas atraiam novos segmentos de público para a Christmasworld”.

Para promover a Floradecora, este ano no centro da Christmasworld está um espaço criado por 41 designers designado “designed by modern nature”, onde se encontram múltiplas combinações dos produtos expostos na feira com as flores frescas que se pretende introduzir na feria no próximo ano.

DSC_0072 DSC_0071 DSC_0104 DSC_0103 DSC_0101 DSC_0099 DSC_0096 DSC_0095 DSC_0094 DSC_0093 DSC_0087 DSC_0085 DSC_0084 DSC_0083 DSC_0078 DSC_0080 DSC_0081 DSC_0082

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *