Entrevista Homepage Logística

Gerir o armazém em tempo real

Por a 29 de Janeiro de 2016 as 11:14

Maria José FGovernoBBSEntrevista a Maria José Governo, responsável comercial pela área de Distribuição e Logística da Primavera BSS

O que é o Eye Peak?

É um software concebido para integrar soluções de gestão da cadeia de abastecimento com uma abrangência de 360°, que garante o inventário permanente de produtos e o controlo desde a recolha, passando pelo armazenamento até à entrega no destino.

Esta solução é composta por dois módulos, um de armazenagem (WMS) e outro de distribuição (DMS). Distingue-se pela elevada flexibilidade, ou seja, pode adequar-se facilmente ao crescimento do negócio, novos processos, produtos, volumes ou tecnologias, sendo altamente parametrizável, personalizável e adaptável a uma multiplicidade de necessidades e áreas de negócio.

Quais as principais funcionalidades?

A solução de gestão de armazéns e redes de distribuição simplifica a gestão das operações e agiliza processos, como a gestão de artigos e respetivo acompanhamento (rastreabilidade de todas as operações); gestão de terceiros (clientes e fornecedores); gestão de encomendas; gestão de rotas; receção, expedição e devolução de mercadorias (de fornecedores e a clientes). Todas as atividades de armazém, desde a arrumação ao ‘picking’, passando pela reembalagem, ‘kitting’, inventário ou transferência entre armazéns, estão contempladas nas funcionalidades.

Os pontos-chave prendem-se com a possibilidade de gerir em simultâneo múltiplos armazéns, com a disponibilização da solução em várias línguas, com a fácil integração com o ERP e, acima de tudo, pela possibilidade de gerir o armazém em tempo real.

Quais as vantagens na gestão do espaço de armazém?

As principais vantagens prendem-se com a produtividade (diminui o número de operações e aumenta a produtividade logística); o controlo total das localizações (o sistema de gestão permite uma visualização gráfica do armazém para conhecer em tempo real o estado de ocupação do armazém, sem a necessidade de vê-lo fisicamente); poupança de tempo (reduz o tempo numa infinidade de tarefas dentro da cadeia de abastecimento, desde a realização de inventários ou planificações de preparação de pedidos, até à redução do tempo de paragem dos operadores ou das deslocações realizadas em cada processo); recursos (melhor aproveitamento dos recursos tanto físicos como humanos) e perdas (caem drasticamente os custos de perda por validade, por perda desconhecida).

E no planeamento e distribuição das entregas de mercadoria?

Nesses processos em particular, o Eye Peak proporciona aumentos de produtividade, redução do tempo necessário para a execução das operações, melhorias na qualidade do serviço, mais rapidez na preparação e envio de pedidos e melhoria no cumprimento dos prazos de entrega.

E como se obtêm os benefícios de transparência dos processos?

Grande parte dos armazéns ainda funcionam com base num paradigma muito manual, no qual os operadores têm um conhecimento lato do armazém, artigos, localizações e respetivos processos de arrumação, movimentação e expedição. Com esta solução há um maior controlo destes processos, uma vez que todas as tarefas passam a estar automatizadas, controladas e com informação disponível ‘just in time’, através da tecnologia ‘wireless’ utilizada nas operações.

Que tipo de informação passa a estar visível e como depois se transforma essa informação em valor acrescentado para o negócio?

Passa a estar disponível a cada momento, stock real e previsional por artigo, a taxa de ocupação do armazém, a localização da mercadoria, lotes/validades, destino e data de expedição. É também uma solução de extrema utilidade para os gestores, na medida em que passam a acompanhar em tempo real as operações que estão a decorrer no armazém.

Em backoffice é possível, de forma eficaz, acompanhar a produtividade e performance dos operadores, assim como o estado atual, calendarização e atribuição das diversas tarefas a executar. Com esta solução é possível ter um controle a jusante e a montante de toda a operação.

Qual o investimento que uma empresa de média dimensão terá de fazer para adotar esta solução?

Pode variar entre 15 e 50 mil euros, dependendo da dimensão e complexidade da solução a implementar.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *