Distribuição Homepage Newsletter

Sonae distingue iniciativas de sustentabilidade entre subsidiárias

Por a 27 de Janeiro de 2016 as 11:09

Sonae Sustainability Award (1024x683)Desenvolvido pela Tafisa Canadá, subsidiária da Sonae Indústria, o projeto Rewood venceu a segunda edição do Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae, que distingue as melhores iniciativas entre as várias áreas de negócios do grupo portuense. O projeto distinguido criou uma rede de reciclagem de madeira no Canadá e nos Estados Unidos.

O vencedor da segunda edição do Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae foi o projeto Rewood, que deu origem a uma rede de pontos de recolha e reciclagem de resíduos de madeira no Canadá e nos Estados Unidos, os quais são incorporados no fabrico de painéis de madeira.

Este projeto-piloto, desenvolvido pela Tafisa Canadá, subsidiária da Sonae Indústria, conduziu à criação uma rede de 41 centros de reciclagem na América do Norte, os quais empregam 445 pessoas. A rede criada permite um abastecimento constante e renovável de resíduos de madeira sem interrupção e poupanças anuais de sete milhões de euros nos custos de matérias-primas. Desde 2011, o projeto recolheu e tratou 665 mil toneladas de resíduos urbanos de madeira, o equivalente a dez milhões de árvores.

O Prémio de Sustentabilidade procura incentivar a implementação de programas, projetos, medidas para reforçar o desenvolvimento sustentável dos negócios, distinguindo as melhores iniciativas que conciliam as vertentes económica, ambiental, social e envolvimento com os stakeholders. O prémio, atribuído pelo Fórum da Sustentabilidade das Empresas Sonae, abrange as várias áreas de negócio do grupo português, incluindo a Sonae Indústria e a Sonae Capital.

O projeto da América do Norte foi o vencedor entre trinta candidatos, avaliados por um júri composto pelos membros do Fórum. Além do grande prémio, foram atribuídas cinco menções honrosas a projetos desenvolvidos na Sonae MC, na Sonae Sierra, na Sonae SR e na Sonae Centro de Serviços. 

A Sonae MC recebeu a menção pela iniciativa Partilha Logística, que criou dois centros de tratamento e reencaminhamento de paletes e caixas CHEP e IFCO nos próprios entrepostos logísticos, evitando a sua deslocação para as unidades dos seus parceiros. O projeto permitiu reduzir em 145 mil quilómetros a distância percorrida, com poupanças “significativas” ao nível de combustíveis e emissões, assim como reforçar a taxa de reutilização de paletes e caixas. Adicionalmente, conduziu à criação de 18 novos postos de trabalho.

Já a Sonae Sierra viu o seu projeto de otimização do consumo de água nos centros comerciais Dive Project reconhecido pelo Fórum. Para identificar oportunidades de otimização e melhoria da eficiência, a empresa desenvolveu um modelo que permite estimar consumos e avaliar possíveis medidas a implementar. Este projeto contribuiu para a redução dos consumos e maximizou as poupanças obtidas com os sistemas implementados. A operadora de centros comeciais também recebeu uma menção honrosa pelo projeto desenvolvido no centro comercial Plaza Sul, localizado em São Paulo, Brasil, no qual foi introduzida uma estação de tratamento e reutilização de águas, reforçada a capacidade de armazenamento de água e efetuado um novo furo, entre outras iniciativas. Fruto deste trabalho de gestão integrada dos recursos hídricos, 50% da água é agora reutilizada, o consumo de água potável diminuiu 36% e a poupança em custos de água ascendeu a 25%, tendo sido alcançado o objetivo pretendido.

Por sua vez, a iniciativa de recolha de equipamentos elétricos usados, que valeu uma menção honrosa à Worten, já permitiu recolher um total 30 mil toneladas de resíduos, os quais foram encaminhados para centros de recuperação e reciclagem. Iniciado em 2009 no âmbito da política de responsabilidade corporativa da marca, o projeto já levou à oferta de mais de 17 mil equipamentos novos a mais de 1 700 instituições portuguesas, beneficiando 410 mil pessoas no País, num investimento que supera os 1,5 milhões de euros.

A desmaterialização de faturas levada à cabo pelo Centro de Serviços do grupo foi também distinguida pela eficiência. O projeto Touchless passou pela implementação de um sistema de automação para o arquivamento das mais de três milhões de faturas de fornecedores que as unidades de retalho da Sonae recebem por ano e que necessitam de serem devidamente tratadas. Depois de ter fomentado a adesão à fatura eletrónica, a Sonae implementou o sistema de arquivamento que permite reduzir o tempo e custo de tratamento da informação, aumenta a eficiência e o controlo ao disponibilizar informação para os negócios ainda mais rapidamente, facilitou o processo de pagamento e melhorou a relação com os fornecedores. Hoje, na compra de bens pelas áreas de retalho da Sonae, 98% das situações já tem por base a fatura eletrónica e em 88% dos casos já não existe manuseamento da fatura. Além das poupanças financeiras e de ganhos de eficiência, a nível ambiental, o projeto oferece poupanças anuais 2.700 árvores por ano, dez milhões de litros de água e 59 toneladas de CO2, fruto da redução do consumo de 97 toneladas de papel por ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *