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Sonae distingue iniciativas de sustentabilidade entre subsidiárias

Desenvolvido pela Tafisa Canadá, subsidiária da Sonae Indústria, o projeto Rewood venceu a segunda edição do Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae, que distingue as melhores iniciativas entre as várias áreas de negócios do grupo portuense. O projeto distinguido criou uma rede de reciclagem de madeira no Canadá e nos Estados Unidos

Ana Catarina Monteiro
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Sonae distingue iniciativas de sustentabilidade entre subsidiárias

Desenvolvido pela Tafisa Canadá, subsidiária da Sonae Indústria, o projeto Rewood venceu a segunda edição do Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae, que distingue as melhores iniciativas entre as várias áreas de negócios do grupo portuense. O projeto distinguido criou uma rede de reciclagem de madeira no Canadá e nos Estados Unidos

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Ana Catarina Monteiro
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Desenvolvido pela Tafisa Canadá, subsidiária da Sonae Indústria, o projeto Rewood venceu a segunda edição do Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae, que distingue as melhores iniciativas entre as várias áreas de negócios do grupo portuense. O projeto distinguido criou uma rede de reciclagem de madeira no Canadá e nos Estados Unidos.

O vencedor da segunda edição do Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae foi o projeto Rewood, que deu origem a uma rede de pontos de recolha e reciclagem de resíduos de madeira no Canadá e nos Estados Unidos, os quais são incorporados no fabrico de painéis de madeira.

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Este projeto-piloto, desenvolvido pela Tafisa Canadá, subsidiária da Sonae Indústria, conduziu à criação uma rede de 41 centros de reciclagem na América do Norte, os quais empregam 445 pessoas. A rede criada permite um abastecimento constante e renovável de resíduos de madeira sem interrupção e poupanças anuais de sete milhões de euros nos custos de matérias-primas. Desde 2011, o projeto recolheu e tratou 665 mil toneladas de resíduos urbanos de madeira, o equivalente a dez milhões de árvores.

O Prémio de Sustentabilidade procura incentivar a implementação de programas, projetos, medidas para reforçar o desenvolvimento sustentável dos negócios, distinguindo as melhores iniciativas que conciliam as vertentes económica, ambiental, social e envolvimento com os stakeholders. O prémio, atribuído pelo Fórum da Sustentabilidade das Empresas Sonae, abrange as várias áreas de negócio do grupo português, incluindo a Sonae Indústria e a Sonae Capital.

O projeto da América do Norte foi o vencedor entre trinta candidatos, avaliados por um júri composto pelos membros do Fórum. Além do grande prémio, foram atribuídas cinco menções honrosas a projetos desenvolvidos na Sonae MC, na Sonae Sierra, na Sonae SR e na Sonae Centro de Serviços. 

A Sonae MC recebeu a menção pela iniciativa Partilha Logística, que criou dois centros de tratamento e reencaminhamento de paletes e caixas CHEP e IFCO nos próprios entrepostos logísticos, evitando a sua deslocação para as unidades dos seus parceiros. O projeto permitiu reduzir em 145 mil quilómetros a distância percorrida, com poupanças “significativas” ao nível de combustíveis e emissões, assim como reforçar a taxa de reutilização de paletes e caixas. Adicionalmente, conduziu à criação de 18 novos postos de trabalho.

Já a Sonae Sierra viu o seu projeto de otimização do consumo de água nos centros comerciais Dive Project reconhecido pelo Fórum. Para identificar oportunidades de otimização e melhoria da eficiência, a empresa desenvolveu um modelo que permite estimar consumos e avaliar possíveis medidas a implementar. Este projeto contribuiu para a redução dos consumos e maximizou as poupanças obtidas com os sistemas implementados. A operadora de centros comeciais também recebeu uma menção honrosa pelo projeto desenvolvido no centro comercial Plaza Sul, localizado em São Paulo, Brasil, no qual foi introduzida uma estação de tratamento e reutilização de águas, reforçada a capacidade de armazenamento de água e efetuado um novo furo, entre outras iniciativas. Fruto deste trabalho de gestão integrada dos recursos hídricos, 50% da água é agora reutilizada, o consumo de água potável diminuiu 36% e a poupança em custos de água ascendeu a 25%, tendo sido alcançado o objetivo pretendido.

Por sua vez, a iniciativa de recolha de equipamentos elétricos usados, que valeu uma menção honrosa à Worten, já permitiu recolher um total 30 mil toneladas de resíduos, os quais foram encaminhados para centros de recuperação e reciclagem. Iniciado em 2009 no âmbito da política de responsabilidade corporativa da marca, o projeto já levou à oferta de mais de 17 mil equipamentos novos a mais de 1 700 instituições portuguesas, beneficiando 410 mil pessoas no País, num investimento que supera os 1,5 milhões de euros.

A desmaterialização de faturas levada à cabo pelo Centro de Serviços do grupo foi também distinguida pela eficiência. O projeto Touchless passou pela implementação de um sistema de automação para o arquivamento das mais de três milhões de faturas de fornecedores que as unidades de retalho da Sonae recebem por ano e que necessitam de serem devidamente tratadas. Depois de ter fomentado a adesão à fatura eletrónica, a Sonae implementou o sistema de arquivamento que permite reduzir o tempo e custo de tratamento da informação, aumenta a eficiência e o controlo ao disponibilizar informação para os negócios ainda mais rapidamente, facilitou o processo de pagamento e melhorou a relação com os fornecedores. Hoje, na compra de bens pelas áreas de retalho da Sonae, 98% das situações já tem por base a fatura eletrónica e em 88% dos casos já não existe manuseamento da fatura. Além das poupanças financeiras e de ganhos de eficiência, a nível ambiental, o projeto oferece poupanças anuais 2.700 árvores por ano, dez milhões de litros de água e 59 toneladas de CO2, fruto da redução do consumo de 97 toneladas de papel por ano.

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S.Pellegrino com edição especial para comemorar 125º aniversário

Para comemorar o 125º aniversário, a S.Pellegrino lançou uma garrafa de luxo, a edição especial comemorativa desta data. Juntamente com a garrafa de luxo, os formatos de vidro de 50 […]

Para comemorar o 125º aniversário, a S.Pellegrino lançou uma garrafa de luxo, a edição especial comemorativa desta data.

Juntamente com a garrafa de luxo, os formatos de vidro de 50 cl e 75 cl, distribuídos no canal Horeca, também se vestem para celebrar o aniversário com um rótulo especial para engrandecer cada experiência gastronómica.

Em Portugal, a S.Pellegrino é distribuída pela Vinalda, que, em conjunto com a S.Pellegrino, está a organizar a Final Ibérica da edição 2024/2025 da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition, em Lisboa no final do ano, na sequência da vitória do Jovem Chef português Nelson Freitas na edição de 2022/2023.

 

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Auchan reforça proposta de valor para colaboradores

Auchan Respect é a nova marca empregadora e pretende reforçar a proposta de valor para os atuais e futuros colaboradores, e que se traduz em quatro pilares fundamentais: a priorização […]

Auchan Respect é a nova marca empregadora e pretende reforçar a proposta de valor para os atuais e futuros colaboradores, e que se traduz em quatro pilares fundamentais: a priorização do bem-estar físico e mental, a aposta no crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento, o espírito de proximidade e abertura, notório no trato informal do dia-a-dia e na relação entre todos e no modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade.

Este novo posicionamento da Auchan surge com a necessidade de garantir uma maior perceção e uniformização do EVP (Employee Value Proposition), tanto interna como externamente, e, assim, aumentar a atratividade junto de potenciais candidatos, para que seja possível ir ao encontro de perfis que se revejam na cultura da empresa, assim como fidelizar os atuais colaboradores, aumentando o seu orgulho pelo sentimento de pertença, refere a empresa em comunicado.

‘Esta abordagem vem reforçar a nossa diferenciação e preocupação com todos os que já fazem parte da equipa e com aqueles que ainda estão para entrar. O ‘Respect’ é o pilar orientador de todas as nossas políticas de pessoas, mas é, acima de tudo, um compromisso que assumimos por todos.” explica Clara Costa, diretora de pessoas e sustentabilidade, da Auchan Retail Portugal.

A escolha do nome surge na sequência de um trabalho de diagnóstico e mapeamento de toda a jornada do colaborador, um projeto com a duração de vários meses, onde num dos questionários implementados a mais de 500 colaboradores, o respeito surgiu como a dimensão mais reconhecida, revela ainda a Auchan Retail Portugal.

 

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João Ova Lopes assume cargo de global sponsorship manager na Heineken

João Ova Lopes é o novo global sponsorship manager da The Heineken Company, com responsabilidade sobre parcerias e patrocínios da marca de cerveja holandesa.

João Ova Lopes é o novo global sponsorship manager da The Heineken Company, com responsabilidade sobre parcerias e patrocínios da marca de cerveja holandesa. O profissional troca Lisboa por Amsterdão, após cerca de 6 anos na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, onde desempenhou várias funções de brand management.
Licenciado em Gestão na Católica Lisbon SBE, e com Mestrado e pós graduação em Gestão de Marketing e Marketing Digital, respetivamente, João Ova Lopes passou por empresas como a Tabaqueira (Philip Morris International) e a EDP Comercial antes de iniciar o seu percurso na área das bebidas.
Na nova função, em Amesterdão, o Marketeer irá estar responsável pela gestão de parcerias globais da marca Heineken, com principal destaque para a UEFA (Liga dos Campeões) e a Fórmula 1.

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Loja online da Izidoro lança promoções

A Izidoro lançou na sua loja online duas novas campanhas com descontos a pensar nos Santos Populares e no Euro 2024.

A Izidoro lançou na sua loja online duas novas campanhas com descontos a pensar nos Santos Populares e no Euro 2024.

Até ao final de junho, todos os dias, das 21h às 23h59, a loja online desta marca 100% nacional e referência do Grupo Montalva dinamiza a campanha Happy Hour, que oferece “descontos extras” com garantia de entregas em 72 horas. “Com descontos máximos até 55% por cento, através desta campanha é possível abastecer-se com os melhores produtos da Izidoro e receber a encomenda confortavelmente em casa”, afirma a Isidoro.

Em celebração do Euro, a marca lançou uma campanha complementar na compra do ‘cabaz churrascada Izidoro’ ou do ‘cabaz veggie lovers family’ que se traduz na oferta de um pack de seis cervejas Musa Blondie Ale. “Todas as entregas são garantidas nos distritos de Lisboa e Setúbal”, informa a marca acrescentando que para encomendas superiores a 25 euros, os portes de envio são gratuitos.

“O e-commerce Izidoro foi lançado há quatro anos, e não podíamos estar mais satisfeitos com esta relação de proximidade que temos com os consumidores, que nos fazem sentir relevantes no planeamento das suas compras mensais e já não abdicam da conveniência de receber as encomendas à sua porta e na hora marcada”, sublinha Joana Cabanejo, new business & e-commerce manager do Grupo Montalva.

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Esporão lança a primeira edição do monovarietal Cobrançosa

O Esporão investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

O Esporão está a apresentar a primeira edição do azeite Esporão Virgem Extra Cobrançosa. Esta é a terceira referência monovarietal que a empresa lança para “preservar e promover as variedades de azeitona nacionais e autóctones”.

O novo Esporão Cobrançosa é produzido a partir da variedade de azeitona Cobrançosa, nativa de Trás-os-Montes, especialmente bem-adaptada ao território do Alentejo. Resulta num azeite “complexo e harmonioso, com notas herbáceas distintas, é o resultado de uma meticulosa seleção de terroirs que destacam as características distintas da variedade Cobrançosa, oferecendo notas herbáceas e uma experiência sensorial única”, apresenta o Esporão.

A marca investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

Ana Carrilho, oleóloga do Esporão, afirma que “cada garrafa deste azeite representa o nosso respeito pela tradição e património agrícolas, bem como a busca incessante pela excelência”.

O Esporão Cobrançosa foi galardoado no Concurso de Azeite da Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços com o Prémio POP – Património Oleícola Português.

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Campanha da makro Portugal celebra o Euro 2024 na restauração

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

A empresa explica que os protagonistas “são os ‘heróis da restauração’ que, mesmo longe dos campos, enchem as cozinhas de paixões e apresentam sabores que unem o país nestes momentos de celebração”. Para promover a iniciativa, cada restaurante terá mupies de proximidade, personalizado e com frases alusivas à linguagem futebolística.

“Mais uma vez queremos reforçar o nosso papel como os parceiros de negócio para todas as ocasiões, aportando o máximo de valor possível aos nossos clientes e dando visibilidade aos seus espaços”, explica Nuno Loução, head of sales & marketing da makro Portugal.

A lista de convocados, apresentada em estilo conferência de imprensa pelo ‘selecionador de mesas de Portugal’, Roberto Martins, é revelada no vídeo da campanha que pode ser acompanhada nas redes sociais da makro e nos meios digitais.

Durante os jogos de Portugal da Fase de Grupos (dias 18, 22 e 26 de junho), para as primeiras 15 reservas em cada um destes restaurantes, os clientes terão oferta uma primeira rodada de 10 cervejas, revela a makro Portugal, que rá oferecer a cada restaurante uma camisola da seleção nacional personalizada com o nome do espaço.

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Estudo aponta a Delta como a marca com melhor perceção de práticas ESG

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Delta é a marca com melhor perceção de práticas de sustentabilidade em Portugal, segundo um estudo da OnStrategy sobre as marcas e indústrias melhor percecionadas nas práticas de ESG.

Numa escala de 100 pontos, entre mais de duas mil marcas auditadas, foram dez as marcas que atingiram o nível de excelência, ou seja, mais de 80 pontos: Delta (86,4 pts), Luso (83,9 pts), Agua das Pedras (83,1 pts), Nestlé (83,0 pts), Danone (81,8 pts), Terra Nostra (80,5 pts), Vitalis (80,3 pts), Sumol Compal (80,1 pts), Microsoft (80,0 pts) e Oceanário de Lisboa (80,0 pts).

Depois de ter apresentado os resultados dos estudos anuais de reputação RepScore, de experiência BXS (Brand Experience Score) e de Valor Financeiro das Marcas em Portugal, a consultora consolida agora a informação referente à avaliação que decorreu entre os dias 1 de abril de 2023 e 31 de março de 2024, junto de mais de 50 mil cidadãos que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Os setores de atividade que recolheram uma avaliação mais vulnerável são a construção e engenharia (52,4 pts), aviação e linhas aéreas (52,6 pts) e produtos industriais e detergentes (53,0 pts).

Quanto à avaliação consolidada das diferentes dimensões do ESG, o fator Governação recebeu 72 pontos, o Social 65 pontos e o Ambiente 48 pontos. “De uma forma consolidada, juntando todos os setores de atividade, Portugal recolhe uma avaliação moderada na prática de ESG – 61,8 pontos; mais 1,8 pontos que no ano anterior – e nenhum setor de atividade atinge sequer uma avaliação robusta (mais de 70 pontos)”, avalia Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy

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Lojas do Grupo os Mosqueteiros distinguidas com o selo PME Líder

“Este selo é um testemunho do nosso trabalho ao longo dos anos e do compromisso de cada empresário na região onde está sedeada a sua loja. Diariamente trabalhamos para que as empresas sejam sustentáveis e dinamizem o tecido económico e social, através da criação de emprego, do apoio à produção nacional e a instituições locais,” sublinha Rita Ferreira, responsável pela comunicação institucional do Grupo os Mosqueteiros.

O selo PME Líder foi atribuído a mais de uma centena de lojas do Grupo os Mosqueteiros, um reconhecimento da IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) às Pequenas e Médias Empresas (PME).

As lojas agora distinguidas com o selo PME Líder destacaram-se pela sua robustez financeira, estratégias de crescimento sólidas e pela capacidade de responder eficazmente às exigências do mercado. É um prémio atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas de turismo), um conjunto de bancos parceiros e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

“Este selo é um testemunho do nosso trabalho ao longo dos anos e do compromisso de cada empresário na região onde está sedeada a sua loja. Diariamente trabalhamos para que as empresas sejam sustentáveis e dinamizem o tecido económico e social, através da criação de emprego, do apoio à produção nacional e a instituições locais,” afirmou Rita Ferreira, responsável pela comunicação institucional do Grupo os Mosqueteiros.

O selo PME Líder é atribuído a empresas que se distinguem pelo seu desempenho económico, pela qualidade de gestão e pela capacidade de inovação.

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Sunquick de Frutos Tropicais num novo formato mini

Além da garrafa clássica de 700ml, o Sunquick de Frutos Tropicais surge agora num novo formato mais pequeno.

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Continente Co-Lab já testou cerca de 1.300 produtos com clientes

Um ano após a sua inauguração, o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’ conta com cerca de 10 mil provadores inscritos na plataforma e já recebeu mais de mil clientes no espaço.

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Um ano após a sua inauguração, o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’ conta com cerca de 10 mil provadores inscritos na plataforma e já recebeu mais de mil clientes no espaço.

Criado para a pesquisa e desenvolvimento dos produtos de marca própria, através da realização de provas, formações com especialistas e estudos de mercado, até ao momento, no Continente Co-Lab já foram testados cerca de 1.300 produtos com clientes, em mais de 2.000 provas.

O espaço também acolheu mais de 150 sessões de estudos de mercado e reflete o investimento do Continente nas marcas próprias, “que têm registado uma grande procura e evolução, contando com um crescimento superior a 75% nos últimos quatro anos”, informa a empresa num comunicado, acrescentando que a marca própria Continente “representou mais de 1.200 milhões de euros na área alimentar, com um crescimento superior a 20% no último ano, ou seja, mais 190 milhões de euros”.

“O primeiro ano do Continente Co-Lab foi um ano em pleno e repleto de desafios, onde, em conjunto com os nossos clientes descobrimos, aprendemos, e evoluímos a nossa proposta de valor para responder às suas necessidades e desejos. Tem sido um orgulho ver o entusiamo e a adesão dos clientes em participarem ativamente nesta jornada de evolução da marca Continente”, afirma Tânia Lucas, diretora comercial de Marca Própria do Continente.

Os interessados em integrar esta base de dados de provadores, podem inscrever-se em https://feed.continente.pt/co-lab, submetendo os dados solicitados pelo formulário.

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