Supermercados apostam em novas marcas de whisky e gin
As marcas de whisky e gin têm vindo a multiplicar-se nas principais cadeias de distribuição em Portugal
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
As marcas de whisky e gin têm vindo a multiplicar-se no mercado português, segundo o estudo Precise da Marktest.
Através de auditorias ao ponto de venda, a consultora conclui que a classe de whiskies ocupa quase um terço do “Share of Shelf” (SoS) das bebidas espirituosas, sendo o gin a terceira classe que mais espaço ocupa nas prateleiras, com 13% de espaço em prateleira.
“Relativamente à classe dos whiskies, ocorreram algumas alterações em 2015: a marca “William Lawson’s” perde a liderança para a J&B, verificando-se, assim, uma perda de 0.39 p.p (pontos percentuais) na primeira e um aumento de 1.35 p.p na segunda. Ainda assim, as cinco marcas que detinham maior SoS em 2014, mantiveram-se em 2015: “J&B”, “William Lawson’s”, “The Famous Grouse”, “Grant’s” e “Ballantine’s”. Destas, além de “J&B”, apenas a “Grant’s” conquistou quota de espaço em linear (0.04p.p.)”, sublinha a análise da Marktest.
Na classe dos whiskies a distribuição do SoS não é sempre igual, contudo, também não existem grandes nuances. “J&B” é a marca que lidera na maioria das insígnias, à exceção do Continente, que cede mais espaço linear à “The Famous Grouse” (7.8%) e do Minipreço que cede 15.4% à “William Lawson’s”.
Nos últimos anos, contudo, o gin tem vindo a ganhar a preferência de alguns consumidores, sendo atualmente a terceira classe em termos de espaço linear. As marcas que sobressaem são “Tanqueray” e a “Bombay”, ambas com 10 de SoS. Segue-se a “Gordon’s” com 9% e a inglesa “Beefeater” com 6%.