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Alimentação e Bebidas

O conceito de “pequena distribuição moderna”

O primeiro supermercado da “Ten to Ten” abriu em Telheiras, corria o ano de 2009. Por uma questão de “proximidade”, a cadeia ainda não saiu da Grande Lisboa mas até 2018 o Porto fica a conhecer o projeto que aposta nos pequenos produtores nacionais

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

O conceito de “pequena distribuição moderna”

O primeiro supermercado da “Ten to Ten” abriu em Telheiras, corria o ano de 2009. Por uma questão de “proximidade”, a cadeia ainda não saiu da Grande Lisboa mas até 2018 o Porto fica a conhecer o projeto que aposta nos pequenos produtores nacionais

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Ana Catarina Monteiro
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ten to ten 1O primeiro supermercado da “Ten to Ten” abriu em Telheiras, corria o ano de 2009. Por uma questão de “proximidade”, a cadeia ainda não saiu da Grande Lisboa mas até 2018 o Porto fica a conhecer o projeto que apostas nos pequenos produtores nacionais.

Beatriz Capaz e o seu marido, Pedro Capaz, criaram o conceito “100% português” das lojas “Ten to Ten” em 2009, com o objetivo de estabelecerem uma “ponte” de ligação entre a concentrada grande distribuição moderna e o comércio de proximidade.

Para isso, decidiram “juntar o melhor dos dois mundos” e fundaram um novo ‘player’ no retalho alimentar português, posicionando-o como “pequena distribuição moderna”. A marca portuguesa entrou em 2016 com um portefólio de sete lojas, distribuídas pela Grande Lisboa, sendo que a última abriu no centro da capital, no Chiado, em setembro do ano passado, “marcando um passo estratégico na afirmação da retalhista no mercado nacional”.

Por “questões de custos e de logística”, a rede ainda não saiu daquela região, mas com o crescimento do volume de negócios “a taxas superiores a dois dígitos” desde 2010 até ao último ano, os responsáveis estão otimistas. Em 2015 o volume de negócios dos supermercados ascendeu a quatro milhões de euros, um crescimento de 9% em termos homólogos. Para 2016, os donos preveem que o número evolua para entre os 5,5 milhões e os 6 milhões de euros e já têm duas novas aberturas agendadas para o “segundo semestre do ano”, em locais ainda por revelar.

Os resultados atingidos em sete anos de atividade “consubstanciam a adesão do novo shopper à nova proximidade”. O que faz com que o casal de sócios encare o futuro com positividade, com a meta de chegar à cidade do Porto, assim que o número de lojas totalize as “dez ou quinze lojas”, alargamento esperado até 2018.

Neste momento, a marca está presente em Telheiras (Parque dos Príncipes e Alto da Faia), Alto dos Moinhos, Cascais, Parque das Nações, Colinas do Cruzeiro (Odivelas) e na Rua da Misericórdia, no Chiado.

Mas, afinal, o que a “Ten to Ten” oferece de diferente ao mercado?  Ten to ten 3

“Nas últimas décadas o tempo acelerou, os estímulos e as solicitações multiplicaram-se e a crise económica estalou e instalou-se no nosso quotidiano, sendo possível identificar no próprio shopper consequências destas mudanças, como a redução do rendimento disponível, insatisfação e angústia geradas pela cada vez maior escassez de tempo, o ‘mind-set’ mais orientado para o essencial e menos para o acessório e a indisponibilidade crescente para “perder” tempo com deslocações (até ao local de compra e dentro do local de compra) e para ser exposto às constantes “tentações” das grandes superfícies”, explica em entrevista ao HIPERSUPER, a sócia-gerente Beatriz Capaz.

Numa altura em que a crise económica ameaçava os negócios de retalho, em 2009, surgir no mercado como novidade “não bastava” para atrair a atenção do consumidor e a responsável, em parceria com o marido, quis apresentar a “combinação perfeita para o dia a dia” dos consumidores lisboetas, conjugando atendimento especializado, variedade de oferta e serviço personalizado. “A proximidade é o que marca o nosso conceito. Não só a geográfica como a proximidade emocional com o nosso cliente”.

Os supermercados “Ten to Ten” têm uma dimensão média de 250 metros quadrados, dividos nas zonas de frescos, mercearia, garrafeira, charcutaria, bazar ligeiro, higiene pessoal e tabacaria, numa média de cinco mil referências por loja. “Tudo isto num espaço acolhedor, confortável para que toda a experiência de compra seja intuitiva, orgânica e gratificante”.

ten to ten 5Oferta ajustada às necessidades locais

A oferta, no entanto, varia de loja para loja, uma vez que cada espaço está “ajustado às necessidades locais”, apostando no marketing one-to-one. “Ou seja, se o senhor Manuel quiser umas couves que só existem por exemplo em Bruxelas, nós vamos tentar buscar e ter esse artigo para o nosso cliente. Claro que a nossa atividade ainda não é tão minuciosa quanto isso mas tentamos dar resposta a todas as necessidades locais que sentimos que os clientes procuram nas nossas lojas”.

“Temos um  conjunto de fornecedores nacionais especializados em encontrar produtos diferentes, seja dentro ou fora do País. Temos um em específico que, quando queremos encontrar algum produto especial, procura o produto e comercializa para nós”, revela a a sócia-gerente.

Os 52 trabalhadores da cadeia têm diariamente a tarefa de identificar os problemas dos consumidores. “Não são eles que nos vêm bater à porta, somos nós que identificamos e tentamos arranjar soluções que vão ao encontro do perfil de cliente que temos em cada uma das nossas lojas”.

O foco da cadeia é, aliás, um “serviço” capaz de selecionar um “sortido que assegure a diversidade e a escolha dos produtos certos para a vida quotidiana dos clientes”, que se cruzam com as lojas de bairro. “Queremos dar a garantia de que a probabilidade de encontrarem os produtos que procuram é altamente elevada, mas sem nunca comprometer o fator surpresa, e conseguir ter produtos diferentes que elevem a experiência de compra a um outro patamar, com preços competitivos, campanhas promocionais apelativas que gerem um verdadeiro valor acrescentado para o shopper e, por outro lado, fundar parcerias sustentáveis ao nível de todas os atores intervenientes no processo de compra”.

A cadeia não tem marca própria, porque a responsável considera que “esse é um trabalho que cabe aos produtores” mas os preços estão “alinhados com a grande distribuição” em termos comparáveis. Segundo estudos da consultora Nielsen, 92% dos produtos da “Ten to Ten” têm “o mesmo preço ou mais baixo do que a grande distribuição”.

Aposta em pequenos fornecedoresten to ten

Um dos maiores aliados deste negócio é o marketing ‘one-to-one’ em termos de serviço. “Apostamos na “experiência com um “V” de volta e num outro “P” essencial – o do passa-palavra. De facto, a recomendação é hoje um meio com forte influência na decisão do shopper. Se a sua experiência se disseminar como um contágio positivo, então a sustentabilidade está assegurada”.

Para surpreender os visitantes, a cadeia recorre a produtores de pequena dimensão, dando-lhes assim maior visibilidade através de campanhas promocionais junto do público. “Para alguns fornecedores já passamos a ser uma opção “interessante” porque já conseguimos dar alguma visibilidade aos produtores, que não conseguem aceder à grande distribuição”

60% dos fornecedores da retalhista são nacionais, sendo que os restantes 40% correspondem aos produtos de grande consumo de multinacionais como a Nestlé e a Unilever.

“Privilegiamos mais os produtores nacionais que se diferenciam do que os estrangeiros. Aqui os pequenos acabam por ajudar os pequenos. Para nos diferenciarmos procuramos projetos interessantes e ajudamos a conferir-lhes visibilidade. Temos alguns exemplos, como a marca portuguesa Holycup, empresa pequena que produz chás biológicos, e que recentemente lançou o chá em cápsulas. É uma marca que não é muito conhecida e que nós temos ajudado a promover”.

No último ano investiu numa central de logística. Um outro fator que distingue a cadeia é a “logística centralizada”, a partir da qual consegue fazer compras por volume. “Não compramos em centrais de compras, trabalhamos diretamente com os fornecedores. Foi um requisito que impusemos a nós próprios porque assim também conseguimos estar mais cientes das promoções que podemos implementar e, por outro lado, oferecer os melhores preços”, aponta Beatriz Capaz.

 

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Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo

Disponível em garrafa de 0,75 cl, este vinho clarete, feito a partir da casta baga da colheita 2023, DOC Bairrada, está à venda na loja online do Rocim.

Hipersuper

A mais recente referência clarete da Bairrada já chegou ao mercado e volta a ter como protagonista a personagem de animação Bruno Aleixo. Um vinho que reforça a parceria entre a Herdade do Rocim e a Quinta da Lagoa Velha.

“Tornou-se um vinho obrigatório no nosso portfólio, não só pela frescura que o torna uma companhia imprescindível nos dias e noites quentes de verão, como pela ligação ao icónico Bruno Aleixo, que continua a ser uma personagem incontornável”, sublinha Pedro Ribeiro, enólogo da Herdade do Rocim.

 

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Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas

A rede reforçou a sua presença em Oeiras, com a inauguração prevista de duas lojas, Santo Tirso, Cascais, Seixal, Sintra, Vila do Bispo, Santa Maria da Feira e Almada.

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A Melom Obras continua a reforçar a sua rede de lojas de franchising Melom e Querido Mudei a Casa Obras. Com nove lojas em oito concelhos do país, a rede que opera em modelo de franchising, reforçou a sua presença em Oeiras, com a inauguração prevista de duas lojas, Santo Tirso, Cascais, Seixal, Sintra, Vila do Bispo, Santa Maria da Feira e Almada.

Com um total de 127 franchisados e mais de 600 colaboradores, as insígnias que abriram 19 novas unidades em território nacional em 2023, reforçaram a sua rede no primeiro semestre do ano com a abertura de nove lojas e uma equipa de 20 colaboradores, sendo duas da Melom e sete da Querido Mudei a Casa Obras.

“Depois do termos fechado o ano de 2023 como um dos melhores anos das marcas de atividade dos seus franchisados, continuamos a reforçar a nossa rede de lojas a nível nacional. Temos concentrado os nossos esforços no apoio às unidades de franchising e redefinimos novas regras para a seleção e admissão de franchisados. Continuamos focados no nosso negócio core no setor das obras e remodelações, e nos nossos franchisados, com a aposta no recrutamento de novos profissionais e na formação profissional de mão-de-obra especializada, capacitando-os de melhores ferramentas de apoio”, sublinha João Carvalho, o co-fundador da Melom Obras.

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Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho

Cada embalagem de 400g contém quatro filetes, e estão à venda nos pontos de venda habituais

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A Pescanova está a lançar os Filetes forno com tomilho e sal marinho, como uma opção para o verão. Os filetes são feitos “exclusivamente com 100% filete de pescada” envolvidos num panado, temperado com tomilho e sal marinho.
No forno, ficam prontos em 15 minutos, na frigideira em 4-5 minutos e na Air Fryer em 12 minutos, divulga a Pescanova, que apresenta este novo produto como “uma fonte natural de Ómega 3 EPA e DHA”.
Cada embalagem de 400g contém quatro filetes, e estão à venda nos pontos de venda habituais, incluindo Auchan e El Corte Inglés.

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Logística

26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro

Duração de dois dias o congresso será palco de sessões para keynote speakers, apresentação de estudos e mesas redondas temáticas dedicadas à reflexão e debate.

Hipersuper

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) vai realizar o seu 26º congresso, nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Às disrupções nas cadeias de abastecimento acrescem hoje desafios enormes: desde a transição energética até às mudanças nas políticas de sourcing que têm implicações na relocalização da produção, passando pelo reforço da digitalização e a crescente aposta na robótica e automação, destaca a APLOG na comunicação sobre o evento.

A Associação alerta ainda que “novas e exigentes dimensões” surgem com a logística urbana, cibersegurança e inteligência artificial e, perante este contexto vivido pela logística e transportes, o programa do 26º congresso vai contar com a perspetiva e a reflexão de palestrantes que irão abordar questões atuais e emergentes.

O evento destína-se a players da indústria, operadores logísticos, transporte, distribuição, grossistas, retalhistas, autoridades públicas, consultoras, equipamentos tecnológicos e soluções para logística, fabricantes de veículos e tecnologias.

Duração de dois dias, com coffee breaks, almoços incluídos e jantar de networking, o congresso será palco de sessões para keynote speakers, apresentação de estudos e mesas redondas temáticas dedicadas à reflexão e debate.

As informações sobre o congresso estão disponíveis em www.aplog.pt

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Logística

Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché

A Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché, de norte a sul do país. A expansão da maior rede de cacifos inteligentes reforça a estratégia de inovação dos CTT, com total conveniência para o cliente final.

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A Locky sublinha que além de serem uma solução prática para a receção de encomendas ao longo de todo o ano, os seus cacifos assumem especial relevância nesta altura do verão, em que muitos destinatários se encontram ausentes dos seus domicílios. Assim, a receção das compras online em horário alargado, sem necessidade de o cliente apresentar qualquer documento para levantamento ou contacto com outras pessoas continua totalmente assegurado, seja qual for a localização do comprador.

Lista dos supermercados Intermarché, insígnia do Grupo Mosqueteiros, que já têm cacifos Locky:

Albufeira
Anadia
Armamar
Arrifana
Arruda dos Vinhos
Celorico da Beira
Charneca da Caparica
Gandara
Lagos
Massamá Norte
Mêda
Merceana
Oliveira de Azeméis
Pombal
Proença-a-Nova
São Bartolomeu de Messines
São João da Pesqueira
Seia
Taipas
V.N. Barquinha
Vieira de Leiria
Vila do Bispo
Vila Nova de Santo André

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Alimentar

Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal

Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, de 15 a 17 de novembro, para os World Cheese Awards 2024.

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Portugal recebe pela primeira vez os World Cheese Awards. A edição 2024 decorre em em Viseu e tem já mais de 20 expositores internacionais confirmados.

Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, de 15 a 17 de novembro, para os World Cheese Awards 2024. A primeira edição da competição em Portugal tem já mais de duas dezenas os expositores internacionais com espaço reservado.

A representação portuguesa da organização avança que a procura perspetiva uma forte presença internacional, com produtores, profissionais da indústria, compradores e imprensa de todo o mundo, “abrindo uma janela de oportunidade única para a divulgação e promoção dos produtores nacionais junto de importantes players internacionais, com potencial para alavancar as exportações na fileira do queijo português”.

“Estar presente nos World Cheese Awards 2024, quer através da inscrição de queijos na competição, quer enquanto expositores no espaço do evento, é uma oportunidade única para os produtores nacionais. Estamos a falar de uma iniciativa de âmbito mundial, que oferece uma visibilidade inigualável, potenciando a promoção dos nossos queijos além-fronteiras e, consequentemente, contribuindo para o incremento das exportações”, afirma Bruno Filipe Costa, food expert e representante dos World Cheese Awards em Portugal, sublinhando que “a qualidade e a diversidade dos queijos portugueses merecem ser reconhecidas globalmente, e este é o palco ideal para destacar a excelência da nossa produção”

“O evento reúne o trade mundial do queijo e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá, mais uma vez, reunir os mais importantes especialistas internacionais em queijo e os melhores queijos do mundo”, salienta, por sua vez, John Farrand, managing director da Guild of Fine Food, entidade organizadora da competição.

O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países avaliados por um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Neste júri, destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.

As inscrições para os World Cheese Awards 2024 decorrem até ao dia 16 de setembro.

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Retalho

Pingo Doce abre nova loja em Lisboa

Com uma área de 775 m2, a nova loja situa-se na Rua Madame Curie, junto à Praça de Espanha, e tem a comida no centro da experiência de compra.

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O Pingo Doce tem uma nova loja em Lisboa, que proporcionou a criação de 46 novos postos de trabalho.

Na nova loja, aberta diariamente das 8 às 21 horas. os clientes vão encontrar o restaurante Comida Fresca com 60 lugares sentados; cafetaria e padaria em livre-serviço, com fornadas de pão quente ao longo do dia e uma variedade de produtos frescos, incluindo  secções de Talho e de Peixaria com atendimento personalizado e ecrãs digitais com informação dos produtos.

A nova loja vai, igualmente, ao encontro de uma maior preocupação ambiental e apresenta alternativas que permitem uma experiência de compra mais sustentável, através da disponibilização de sacos reutilizáveis e trolleys e um posto de reenchimento de água filtrada ECO, um serviço inovador e exclusivo do Pingo Doce, mais sustentável e económico, e que contribui para a redução do uso de plástico descartável. Os clientes podem também levar as suas próprias embalagens e caixas para utilizarem nos balcões de atendimento, como na Charcutaria ou no Take Away.

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a nova loja está equipada com iluminação integralmente em LED; claraboias para iluminação natural; sistemas de gestão e controlo de energia; equipamentos autónomos de frio com propano e central de frio CO2 (gases naturais) e torneiras eficientes.

No âmbito da política de responsabilidade social e de apoio às comunidades locais do Pingo Doce, a nova loja estabeleceu uma parceria com a VITAE – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional – para a doação de bens alimentares.
A VITAE tem o compromisso de promover a dignificação das pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social, respeitando as suas escolhas individuais e veiculando opções de mudança e apoia, diariamente, mais de 1.200 pessoas.

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Alimentar

Nova gama de gelados familiares Olá

A Olá acaba de lançar uma nova gama de gelados familiares que já podem ser encontrados nas cadeias de grande distribuição.

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A gama de gelados de colher é apresentada como o mais económica com os sabores preferidos dos portugueses e chegam  num formato familiar de 900ml e em três variedades diferentes: caramelo salgado, frutos exóticos e bolacha com chocolate.

O sabor de Caramelo Salgado tem uma deliciosa base de nata, envolvida num molho de caramelo salgado e em pedaços de caramelo. Já o Frutos Exóticos tem uma base de baunilha, molho de frutos exóticos e pedaços de merengue. Por fim, o sabor Bolacha com Chocolate é um gelado de bolacha com molho de chocolate e maravilhosos pedaços de bolacha de manteiga estilo shortcake.

Com desenvolvimento criativo da WYcreative, o resultado final foi desenvolvido com foco em 3 pontos diferenciadores: as cores fortes da marca para uma identificação direta da Marca Olá, a textura do gelado para promover o apetite appeal com recurso ao coração icónico da Olá e os pedaços para transmissão direta do perfil de sabor.

 

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Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan

A iniciativa ‘Carrinhos Surpresa’ da Auchan arranca este sábado em todos os hipermercados da retalhista, de norte a sul do país.

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tagsAuchan

Desta vez, e depois do sucesso da ação nos outros país, o palco é Portugal.

Estes carrinhos contêm produtos não alimentares com um desconto de 65% sobre o valor de referência em loja.

Segundo a retalhista, vão ser colocados cerca de 20 carrinhos em cada hipermercado Auchan e todos estarão tapados. Dentro de cada carrinho podem estar produtos de têxtil, artigos de casa, de bricolage, ou mesmo de tecnologia, e o objetivo é que o cliente se surpreenda.

O projeto piloto ocorreu em Coimbra e foi um sucesso – em pouco mais de 30 minutos, todos os ‘carrinhos surpresa’ disponíveis no hipermercado foram vendidos.

 

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Alimentar

Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental

As entregas estavam limitadas aos distritos de Lisboa e Setúbal, mas agora a Izidoro passa a assegurar entregas refrigeradas de 0 a 4ºC em todo o território continental.

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A Izidoro reforça estratégia omnicanal e a proximidade com os consumidores ao expandir as suas entregas online para todo o território de Portugal continental. A partir de agora, os consumidores de norte a sul do país podem receber os produtos Izidoro em casa, beneficiando do transporte refrigerado, assegurado por um parceiro logístico: a DPD Fresh.

As entregas estavam limitadas aos distritos de Lisboa e Setúbal, mas agora a Izidoro passa a assegurar entregas refrigeradas de 0 a 4ºC em todo o território continental, garantindo que os produtos chegam aos consumidores em perfeitas condições.

“A nossa prioridade é oferecer uma experiência de compra superior aos consumidores. Esta expansão a nível nacional permite-nos estar ainda mais próximos deles, garantindo que recebem os nossos produtos com a qualidade e frescura que nos distingue. Além disso, reforçamos a nossa estratégia omnicanal, integrando a loja online com os canais tradicionais para oferecer uma experiência de compra completa e conveniente”, acrescenta Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro/Grupo Montalva.

Para celebrar esta expansão a todas as regiões de Portugal continental, a loja online oferece entrega grátis na primeira encomenda (valor mínimo de 20 euros).

 

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