Sete regras para não perder rentabilidade com atividade promocional
A consultora Simon-Kucher & Partners definiu sete regras básicas para os retalhistas construírem uma política promocional eficiente, para que não caiam em uma decrescente espiral promocional e percam rentabilidade.
Estas são as regras elaboradas pelos responsáveis da empresa de consultoria, citados pela Inforetail:
– Definir objetivos promocionais
Primeiro, é necessário definir os objetivos da promoção, seja aumentar os rendimentos, incentivar à prova de um novo produto, escoar excessos de stock, entre outros. Depois, com base nas metas definidas, há que estabelecer as normas específicas para guiar a atividade promocional
– Escolher cuidadosamente o tipo de promoção
Que produtos vão formar parte da promoção? Que nível de desconto e mecânica se vão utilizar? Existem vários tipos de desconto em cartão, em talão, “pague um e leve dois”, desconto na compra do segundo artigo, entre outros. Há que decidir quanto se vai oferecer ao consumidor e decidir qual a mecânica mais eficiente consoante o objetivo da promoção.
– Estabelecer ‘timing’ correto
A promoção deve ser levada a cabo no tempo certo. Há que definir um determindo momento para cada ação, assim como uma duração concreta.
– Avaliar o impacto antes de executar
O simples exercício de estimar o impacto da promoção antes do lançamento, e comparar com o resultado real, permite melhorar e aumentar consideravelmente a disciplina de toda a atividade promocional.
– Evitar ser previsível
Se a promoção acontecer sempre na mesma altura do ano ou se repete com frequência, perde grande parte do seu efeito.
– Controlar efeitos secundários
As promoções geram efeitos secundários, alguns com a mesma dimensão dos efeitos mais diretos e visíveis, e nem sempre são tidos em conta.
– Analisar os resultados
Depois das promoções, seguem-se os resultados da atividade e uma análise metódica sobre os fatores de êxito e fracasso é fundamental para definir ações futuras.