Distribuição Homepage Newsletter

Jerónimo Martins atribui bolsa de €20 mil a projeto de detergentes biodegradáveis

Por a 8 de Janeiro de 2016 as 10:56

jm“Detergentes Verdes – Biosurfactantes a partir de resíduos lenhocelulósicos” é o vencedor do Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável, uma distinção que atribuiu uma bolsa monetária de €20 mil ao vencedor.

O projeto da autoria de César Fonseca nasce do interesse em desenvolver detergentes a partir de resíduos vegetais (agrícolas, florestais, urbanos), evitando o uso de matérias-primas não-renováveis, como é o caso de derivados de combustíveis fósseis.

Prevê a utilização de biosurfactantes em detrimento dos sintéticos, com vantagens no que diz respeito à biodegradabilidade e não toxicidade dos detergentes, assim como aos métodos de produção menos intensivos quanto ao uso de energia e de matéria-prima virgem.

Este prémio foi criado na 8ª Edição do Green Project Awards, resultado da parceria com o grupo Jerónimo Martins para a categoria “Investigação e Desenvolvimento Sustentável”, tendo como objetivo promover a investigação e o desenvolvimento de produtos, serviços, projetos ou processos que tenham nos objetivos contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Além do vencedor, foi ainda distinguido um projeto com uma menção honrosa – Tetra Solar: “Energy for all” da CENIMAT (Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) – projeto que pela primeira vez a nível mundial e utilizando a atual tecnologia do silício amorfo, tornou possível fabricar células solares sobre o cartão das embalagens Tetrapak, aumentando a eficiência, em que o revestimento de alumínio funciona como um dos elétrodos da célula.

Nota: notícia atualizada ao 12:55 do dia 8. Ao contrário da informação que chegou inicialmente à nossa redação, foi apenas atribuída uma menção honrosa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *