Jerónimo Martins atribui bolsa de €20 mil a projeto de detergentes biodegradáveis
O projeto da autoria de César Fonseca nasce do interesse em desenvolver detergentes a partir de resíduos vegetais, evitando o uso de matérias-primas não-renováveis

Rita Gonçalves
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
“Detergentes Verdes – Biosurfactantes a partir de resíduos lenhocelulósicos” é o vencedor do Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável, uma distinção que atribuiu uma bolsa monetária de €20 mil ao vencedor.
O projeto da autoria de César Fonseca nasce do interesse em desenvolver detergentes a partir de resíduos vegetais (agrícolas, florestais, urbanos), evitando o uso de matérias-primas não-renováveis, como é o caso de derivados de combustíveis fósseis.
Prevê a utilização de biosurfactantes em detrimento dos sintéticos, com vantagens no que diz respeito à biodegradabilidade e não toxicidade dos detergentes, assim como aos métodos de produção menos intensivos quanto ao uso de energia e de matéria-prima virgem.
Este prémio foi criado na 8ª Edição do Green Project Awards, resultado da parceria com o grupo Jerónimo Martins para a categoria “Investigação e Desenvolvimento Sustentável”, tendo como objetivo promover a investigação e o desenvolvimento de produtos, serviços, projetos ou processos que tenham nos objetivos contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Além do vencedor, foi ainda distinguido um projeto com uma menção honrosa – Tetra Solar: “Energy for all” da CENIMAT (Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) – projeto que pela primeira vez a nível mundial e utilizando a atual tecnologia do silício amorfo, tornou possível fabricar células solares sobre o cartão das embalagens Tetrapak, aumentando a eficiência, em que o revestimento de alumínio funciona como um dos elétrodos da célula.
Nota: notícia atualizada ao 12:55 do dia 8. Ao contrário da informação que chegou inicialmente à nossa redação, foi apenas atribuída uma menção honrosa