Ikea investe €4milhões em energia solar para lojas portuguesas
A Ikea Portugal vai instalar 10 000 painéis solares nas três lojas que tem atualmente no País. O projeto estará concluído na próxima primavera

Ana Catarina Monteiro
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
A Ikea Portugal vai instalar 10 000 painéis solares nas três lojas que tem atualmente no País. O projeto estará concluído na próxima primavera.
O projeto de potência energética em coberturas do grupo sueco de mobiliário e decoração representa um investimento de mais de quatro milhões de euros em Portugal.
A iniciativa vai permitir que quase toda a energia produzida pelos painéis solares (98%) possa ser utilizada nas lojas, o que representa 26% do total da energia consumida nos três pontos de venda da marca no País.
“Este é um projeto de autoconsumo energético pioneiro em Portugal, que estará concluído na primavera de 2016″, avança Christiane Thomas, retail manager da IKEA Portugal. “No total, a instalação solar fotovoltaica nas lojas vai evitar emissões anuais de 1 250 toneladas de CO2, o equivalente a fornecer energia elétrica a 1 162 habitações”.
Levada a cabo pela empresa IKAROS-HEMERA, a instalação solar fotovoltaica enquadra-se no objetivo estabelecido pela empresa sueca, que passa por até 2020 ser autossuficiente a nível energético, conseguindo produzir a mesma quantidade de energia renovável que consome em todas as suas unidades, a nível global.
O investimento em Portugal insere-se no compromisso dos 1,5 mil milhões de euros, assumido pelo grupo e pela Ikea Foundation, em energia sustentável e apoio às comunidades mais afetadas pelas alterações climáticas.