Distribuição FMCG Homepage Marcas Newsletter

ASAE fiscaliza 126 mil operadores económicos em três anos

Por a 4 de Janeiro de 2016 as 11:06

asae.jpgA Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 126 mil operadores económicos nos últimos três anos e fez apreensões num valor superior a 38 milhões de euros, segundo disse à Lusa o inspetor-geral, Pedro Portugal Gaspar.

O responsável pela instituição, no cargo há dois anos e meio, falou à agência Lusa no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da entidade, que se assinalou no final do ano passad9.

A taxa média de incumprimento nas áreas fiscalizadas pela entidade foi de 21% no último triénio. Nos últimos três anos foram instaurados 3.814 processos-crime, 21.602 processos de contraordenação e efetuadas 1.548 detenções.

Em matéria económica e alimentar, a estratégia adotada nos últimos tempos é a de “não ficar confinada à área do retalho, logo à área da disseminação capilar junto do consumidor, mas recuar e cobrir a montante toda a cadeia”.

A percentagem das duas áreas – alimentar e económica – em termos de peso na atividade da ASAE é mais ou menos equilibrada, assegura o inspetor, mas admite que a entidade tem um maior pendor na fiscalização da área da segurança alimentar, em torno dos 54% a 55% do global da sua atividade em 2014 e 2015, respetivamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *