Dispositivos móveis dominam 45% das vendas online
45% das vendas online foram efetuadas através de dispositivos móveis entre agosto e outubro deste ano, um crescimento de 3% em relação ao trimestre anterior. O serviço ‘clic and collect’ regista um recorde. 23% do total de encomendas feitas online foram parar aos pontos de recolha

Ana Catarina Monteiro
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45% das vendas online foram efetuadas através de dispositivos móveis entre agosto e outubro deste ano, um crescimento de 3% em relação ao trimestre anterior. O serviço ‘clic and collect’ regista um recorde. 23% do total de encomendas feitas online foram parar aos pontos de recolha.
A associação britânica para o retalho online IMRG (Interactive Media in Retail Group) detetou no seu recente estudo “Capgemini Quarterly Benchmarking” um crescimento da proporção de compras feitas através dos dispositivos móveis, depois de uma estagnação entre fevereiro e julho deste ano.
Entre agosto e outubro, as compras efetuadas através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) alcançaram os 45% das vendas online. Nos dois trimestres anteriores (entre fevereiro e abril e entre maio e julho) a percentagem assentava nos 42%.
As visitas às plataformas de retalho online via mobile alcançaram os 63% entre agosto e outubro, um crescimento a partir dos 60% registados no conjunto dos três meses anteriores. Segundo a associação, este crescimento da penetração do ‘m-commerce’ deve-se ao lançamento do iPhone 6, em setembro.
Os smartphones são os dispositivos que apresentam uma maior taxa de rejeição nas plataformas de venda online (34,9%), assim como a maior taxa de abandono na hora de finalizar a compra. No ‘checkout’, os smartphones apresentam uma taxa de abandono 59% superior à associada aos computadores/desktops e portáteis.
O mesmo trimetre também regista um recorde da percentagem de recolhas nos pontos ‘click and collect’ dos retalhistas multicanal. 23% das encomendas online foram entregues nos pontos de recolha, um crescimento homólogo a partir dos 18% registados no último ano.