Consumo FMCG Homepage Newsletter

Portugueses compram mais mas gastam menos por compra este ano

Por a 17 de Dezembro de 2015 as 12:13


MB-RGB_negA SIBS verificou um aumento global do volume de levantamentos e compras efetuadas através da Rede Multibanco entre os dias 23 de novembro e 13 de dezembro. O número de operações processadas cresceu 7,9% e o montante total transacionado naquele período subiu 4,8%.

Segundo um estudo da Deloitte sobre as intenções de compra dos portugueses, 35% escolhe a primeira quinzena de dezembro para fazer as compras de Natal. Já 24% dos consumidores nacionais prefere deixar estas tarefas para a última semana, de 16 a 24 de dezembro.

No período em que mais portugueses optam por ir às compras de Natal, a SIBS, gestora da Rede Multibanco, notou um aumento dos volumes transacionados, quer em levantamentos nas caixas quer em compras com os cartões.

Os dados estatísticos da empresa mostram que entre o período de 13 de novembro a 13 de dezembro ocorreram 25,6 milhões de levantamentos nas caixas automáticas da Rede, que no total somam no valor de 1 685 milhões de euros retirados. O valor médio levantado por dia foi de 66 euros.

Ao mesmo tempo, os terminais de pagamento automático com os cartões Multibanco registaram 54,5 milhões de compras, que totalizaram os 2 118 milhões de euros. A média do valor gasto por pagamento em loja assenta nos 39 euros.

No último ano, entre 24 de novembro e 14 de dezembro, a Rede registou 25,5 milhões de levantamentos, que acumularam um total de 1 650 milhões de euros – uma média de 65 euros por cada retirada de dinheiro. Por sua vez, nas lojas com terminal Multibanco disponível foram efetuadas 48,7 milhões de compras, que representam um total de 1 969 milhões de euros gastos com uma média de 40 euros por compra.

Em comparação com aquele período do ano anterior, este ano o número de levantamentos não varia em termos percentuais mas o montante total e o valor médio por levantamento subiram 1,6% e 1,5% respetivamente.

Já o número de compras pagas nas lojas a partir dos terminais aumentou 12%, sendo que o montante total regista este ano um crescimento de 7,6%. No entanto, o valor médio de cada compra caiu 4% este ano, comparando os dois períodos.

O que significa que para o Natal de 2015, os portugueses fizeram mais compras nas últimas duas semanas de novembro e primeiras duas de dezembro, gastaram mais dinheiro nos pagamentos com cartão nas lojas, mas, gastaram menos por cada compra.

De acordo com a Deloitte, este ano os portugueses estão mais cautelosos nas suas compras, pesquisam mais online e procuram os melhores preços. O que pode justificar este aumento do número de compras com gastos menores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *