Homepage Logística Newsletter

Coca-Cola apresenta robot empilhador que revoluciona logística em fábrica e armazém

Por a 15 de Dezembro de 2015 as 11:45

refrige_coca_colaA Coca-Cola Iberian Partners apresentou, na sua fábrica de Galdakao (Bizkaia), as conclusões e encerramento do projeto europeu Pan-Robots (Plug and Navigate Robots), através do qual desenvolveu um veículo inteligente que representará uma revolução na logística de fábricas e armazéns.

O objetivo deste projeto é desenvolver, demonstrar e validar um sistema de automatização genérico para a logística em fábricas modernas baseado em LGV (veículos laser guiados) avançados.

“O Pan Robots traz uma importante melhoria para a segurança e produtividade. Por um lado, inclui novos sensores que permitem detetar as pessoas e elimina qualquer ponto cego. E por outro, integra melhorias tecnológicas que fazem com que os veículos se movam com maior flexibilidade, liberdade e velocidade”, esclarece um comunicado da empresa.

O consórcio do PAN-Robots propõe “uma nova geração de LGV flexíveis, rentáveis, seguros e sustentáveis, em combinação com sistemas de infraestruturas avançadas, que poderão transportar material e produtos em fábricas, baseando-se na planificação autónoma na rota e na navegação, de forma a permitir uma grande flexibilidade”.

O projeto, que contou com o impulso e a participação da União Europeia, teve uma duração de três anos e um investimento de 5 milhões de euros. No Pan-Robots participaram os seguintes partners europeus dos setores industrial, tecnológico, inovação e investigação: Sick AG (Alemanha), Elettric 80 (Itália), Università degli studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), Teknologian Tutkimuskeskus VTT (Finlândia), Technical University of Cluj-Napoca (Roménia) e Coca-Cola Iberian Partners (Espanha).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *