Análise Data Center Newsletter

Exportações aumentam e importações caem no trimestre

Por a 14 de Dezembro de 2015 as 12:37

exportacaoAs exportações aumentaram 0,3% e as importações diminuíram 1,2% no trimestre terminado em outubro, face ao período homólogo, segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Desta forma, o défice da balança comercial reduziu 209 milhões de euros, para  2 737,6 milhões de euros, enquanto a taxa de cobertura aumentou 1,2 pontos percentuais para 81,4%.

Concretamente em outubro, as exportações de bens diminuíram 2,5% e as importações de bens recuaram 3,9% face ao mês homólogo. Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações diminuíram 0,6% e as importações aumentaram 1,2%.

Em outubro, a quebra de 2,5% das exportações é atribuída à evolução do comércio extra-UE (União Europeia). No acumulado dos três primeiros trimestres de 2015 continuou a evidenciar-se “uma elevada exposição” das empresas exportadoras face a alguns dos principais mercados extra-UE, como Angola, o destino exclusivo das exportações de mais de metade do número das empresas que exportaram para aquele país”, segundo a mesma fonte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *