Distribuição Homepage Newsletter

Especial 26º. aniversário. O que pode ler na edição impressa do Hipersuper

Por a 11 de Dezembro de 2015 as 12:32

HipersuperA edição 328, capa de dezembro, assinala o 26ª. aniversário do jornal Hipersuper. Para comemorar a data, convidámos Luís Rosário, especialista em retalho e recursos humanos para dirigir esta edição especial.

Dividida em quatro grandes temas, esta edição faz uma redesenha histórica dos últimos 25 anos do retalho em Portugal, para a seguir tentar prever como serão os próximos 25. Contámos com a ajuda das crianças, os futuros consumidores,  mas também com a nova geração de profissionais.

A edição abre com uma Bio sobre o director desta edição, que abraçou um novo desafio profissional na empresa de recursos humanos Jason Associates há cerca de três meses.

Regresso ao passado

De seguida, damos conta dos principais marcos da distribuição moderna desde o seu nascimento até hoje (em 1985 nasce em Portugal o primeiro hipermercado inspirado no conceito francês). Desde o aparecimento do disrutivo código de barras, passando pelo surgimento de novos negócios associados à Distribuição (combustíveis de marca branca e medicamentos de venda livre) até ao alargamento dos horários das grandes superfícies, nada foi esquecido.

Crianças adivinham futuro das lojas

Como veem as crianças as lojas em 2040? Desafiamos os mais pequenos a partilharem as suas ideias sobre o futuro das lojas, concretamente daqui a 25 anos. O resultado é surpreendente.

Nova geração de profissionais

Como é que a nova geração de profissionais pensa o retalho em Portugal? A visão de um jovem que trabalha numa empresa de grande consumo e de um estudante, ambos com 24 anos, sobre o presente e o futuro do retalho nacional

O retalho em 2040

Quando muitas empresas estão a pensar em 2020, propusemos-nos a uma reflexão muito mais longínqua. 25 anos à frente, como vão ser as lojas, os produtos, o transporte e a interação com o cliente. Quais as centelhas de inovação que vemos hoje que poderão impor as regras de mercado?

Opinião

– Miguel Tapada, colaborador residente do HIPERSUPER, fala sobre o crescimento das vendas online e enumera os impatos que esta evolução pode ter nas marcas de grande consumo

– Pedro Miguel Silva, Associate Partner da Deloitte, explica porque é que as empresas, assim como todos nós, teremos de nos tornar um pouco “harder, better, faster e stronger”.

Especial Laticínios 

2015 revelou-se um ano difícil para o setor do leite e seus derivados. Os produtores estão contra o fim das quotas leiteiras e dizem que esta decisão vai “intensificar a falta de rendimento” dos produtores portugueses.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *