Primeiro hipermercado em Portugal comemora 30 anos
No dia 10 de dezembro de 1985, nasceu o primeiro hipermercado em Portugal pela mão da Sonae. O Continente de Matosinhos comemora 30 anos

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
No dia 10 de dezembro de 1985, nasceu o primeiro hipermercado em Portugal pela mão da Sonae. O Continente de Matosinhos comemora 30 anos.
Com um investimento de um milhão de ‘contos’, 330 trabalhadores e uma área de 6350 metros quadrados, a abertura do Continente de Matosinhos deu início a uma nova era no retalho nacional.
A loja, que no primeiro dia fechou à meia-noite com as prateleiras vazias, recebia cerca de cinco mil visitas diárias e muitas excursões.
Hoje, a mesma loja conta com cerca de 435 colaboradores, e foi remodelada com base no conceito de hiper do futuro, uma das apostas mais recentes do Continente, que propõe acrescentar valor económico e emocional à experiência de compra.
Ao longo de três décadas, o Continente foi pioneiro no desenvolvimento de vários serviços e produtos, como o lançamento dos produtos de Marca Própria em 1992, da primeira loja alimentar online no País em 2001 e do Cartão Continente em 2007.
Atualmente existem 219 lojas Continente em Portugal continental e ilhas.
Nota: Quando abriu o hipermercado de Matosinhos em 1985 já existia um Pão de Açucar em Cascais, Lisboa. Diz-se, no entanto, que o Continente foi o primeiro em Portugal por ter adotado o conceito francês de loja ‘hiper’, na altura o mais moderno. Aliás, a Sonae contou com o apoio do grupo Promodès, original de França onde nasceu o hipermercado, para que a loja respeitasse todas as regras de um formato internacional.