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Ikea promove medidas sustentáveis na COP21

Por a 9 de Dezembro de 2015 as 19:48
Painéis Fotovoltaicos IKEA, Campos Elisios Paris COP21

Painéis Fotovoltaicos IKEA, Campos Elisios Paris COP21

O Grupo Ikea e a sua fundação anunciaram, o investimento de mil milhões de euros no âmbito da estratégia de sustentabilidade “Pessoas Positivas, Planeta Positivo”.

Com este investimento, a multinacional pretende acelerar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono e para apoiar as comunidades que sofrem um maior impacto com as alterações climáticas.

Uma das principais metas do grupo sueco passa por, até 2020, produzir tanta energia renovável como a que consome nas suas operações. Na área da energia eólica e solar, está a investir 1 500 milhões de euros.

O presidente e CEO da multinacional, Peter Agnefjäll, marcou presença na Cimeira do Clima de Paris na passada segunda feira, dia 7 de dezembro. “Estamos a investir em energia renovável porque queremos ter um impacto positivo e acelerar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono. Uma decisão que também faz todo o sentido em termos de negócio porque nos dá maior controlo sobre os custos da energia e apoia a nossa visão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas”, afirmou o presidente da Ikea na COP21.

Em setembro, a empresa de mobiliário e decoração concluiu também a conversão de toda a sua gama de iluminação para LED, que utiliza até 85% menos energia que as lâmpadas incandescentes e dura até 20 anos.

Turbina Eólica IKEA, Campos Elisios Paris COP21

Turbina Eólica IKEA, Campos Elisios Paris COP21

No evento de lançamento Global Lighting Challenge do COP21, Steve Howard, Chief Sustainability Officer do grupo, destacou igualmente a oportunidade para as empresas que permite às pessoas viver de forma mais sustentável. “Os nossos clientes estão preocupados com as alterações climáticas e sabemos que vão sempre optar por produtos mais sustentáveis se forem acessíveis e oferecerem claros benefícios. As lâmpadas LED são um excelente exemplo – permitem poupanças significativas de energia em comparação com as lâmpadas incandescentes e durando muito mais. Convertemos toda a gama de iluminação para LED e nos próximos cinco anos, até final de 2020, o objetivo é vender cerca de 500 milhões de lâmpadas LED”.

Se todas as 500 milhões de lâmpadas LED vendidas substituírem as incandescentes, será poupada energia suficiente para ir ao encontro das necessidades anuais de eletricidade de cada casa em Paris e Londres. Durante o tempo de vida das lâmpadas terão sido poupadas 80 milhões de toneladas de CO2. O Global Lighting Challenge é uma iniciativa que visa atingir vendas globais acumuladas de 10 000 milhões de produtos de iluminação altamente eficientes e de qualidade até 2020.

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