FMCG Homepage Marcas Newsletter

Ingrediente inovador para indústria alimentar promete substituir açúcar e gordura

Por a 3 de Dezembro de 2015 as 11:46


Oatvita_saudavelChama-se Oatvita e é um novo ingrediente alimentar funcional à base de aveia pensado para substituir o açúcar e a gordura na confeção de alimentos. Com numerosas aplicações na indústria alimentar e de bebidas, o ingrediente começará a ser comercializado no mercado nacional no primeiro trimestre do próximo ano.

Tudo começou na Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa, pela mão de Isabel Franco e Joana Inácio que criaram este ingrediente para dar resposta à “carência de produtos mais saudáveis” e combater o “crescimento de intolerâncias e alergias alimentares, assim como da obesidade e das doenças cardiovasculares”, sublinha em entrevista ao Hipersuper José Amorim de Sousa, CEO da 5enseinfood, empresa que produz e comercializa o Oatvita. As promotoras do projeto, Isabel Franco e Joana Inácio, ocupam atualmente os cargos de Chief Technologic Officer (CTO) e de Chief Scientific Officer (CSO9), respetivamente, na 5enseinfood.

“Consumidores mais informados, exigentes e conscientes impulsionam a economia e caracterizam um mercado cada vez mais global, dinâmico e inovador. Hoje, os consumidores estão mais interessados e atentos à informação nutricional e à saúde alimentar, conscientes que uma alimentação saudável, associada a um modelo de vida equilibrado, aumentam a qualidade e a esperança de vida. O Oatvita acompanha esta tendência e poderá contribuir junto das indústrias de grande consumo para o desenvolvimento e comercialização de alimentos e bebidas capazes de dar resposta a esta procura crescente”.

Com o apoio do programa CoHitec da Cotec Portugal, a associação empresarial para a inovação, foi desenvolvido o modelo de negócio e patenteada a solução, segundo o conceito ‘product by process’. “Depois, a equipa de promotores do projeto constituiu a empresa 5enseinfood, apresentou uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e abriu o capital à entrada de investidores, em 2013, de forma a assegurar os meios necessários à implementação do plano de negócios”, conta José de Sousa.

oatvitaIogurtes, molhos, gelados, sobremesas e bebidas

Desenvolvido a partir de um processo de fabrico proprietário, o ingrediente é “constituído à base de aveia fermentada (preparado aquoso), à qual podem ser incorporados probióticos ou outros princípios ativos microencapsulados”. Com aplicação em diversas categorias da indústria alimentar – como iogurtes, molhos culinários, gelados e sorvetes, sobremesas e bebidas (com vegetais, fruta ou smoothies) – está em fase de testes industriais na fábrica que a empresa construiu em Alfena (concelho de Valongo). O investimento inicial do projeto é de 1,4 milhões de euros.

Segundo o CEO da 5enseinfood, pelas características nutricionais e organoléticas, o novo ingrediente confere aos alimentos finais uma “cremosidade e um sabor únicos, contribuiu para a “redução do colesterol, para o equilíbrio da flora intestinal, para uma maior saciedade e é apto para pessoas com intolerância à lactose e ao glúten”.

Este ingrediente industrial posiciona-se nos segmentos de bem-estar, de saúde do trato digestivo e controlo de peso e tem como clientes-alvo os produtores de alimentos e bebidas. “Estamos a trabalhar com clientes e parceiros tendo em vista o desenvolvimento de diferentes produtos de consumo final, incorporando o Oatvita na sua formulação, produtos esses que beneficiarão das suas propriedades nutricionais e organoléticas em função da respetiva taxa de incorporação. Paralelamente, estamos a desenvolver contatos e projetos de colaboração com clientes internacionais para o lançamento do produto noutros mercados, concretamente Espanha, numa primeira fase”.

O novo produto foi reconhecido, na categoria inovação, nos Nutrition Awards 2010, agraciado com uma menção honrosa, e dois anos depois foi distinguido no European Food Venture Forum.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *