Facebook, Tumblr e Instagram. As redes mais utilizadas pelos jovens
Apesar de o Facebook ser a rede com maior penetração em Portugal em todas as faixas etárias e sociais, há redes sociais que mostram mais afinidade junto de alguns targets

Rita Gonçalves
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
Apesar de o Facebook ser a rede com maior penetração em Portugal em todas as faixas etárias e sociais, há redes sociais que mostram mais afinidade junto de alguns targets, segundo os resultados do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2015”.
É o caso do Tumblr e do Instagram, que, junto dos jovens dos 15 aos 24 anos, se revelam as redes com quem este grupo “apresenta mais afinidade já que a sua penetração excede largamente os valores observados nos outros grupos etários”, explica a Marktest.
Entre os utilizadores de redes sociais, 94% tem conta no Facebook. “É a grande distância a rede com maior penetração entre os portugueses. Seguida pelo Youtube (41%) e pelo Google+ (40%)”.
O Instagram surge na quinta posição e o Tumblr na décima, mas estas redes apresentam um “perfil bastante diferente de outras redes, pois são aquelas onde o grupo etário dos 15 aos 24 anos tem um peso mais relevante. 58% dos detentores de conta no Tumblr estão nesta faixa etária, assim como 38% dos possuidores de conta no Instagram”.
Neste grupo etário, o Instagram é a terceira rede com maior penetração (depois do Facebook e Youtube) e o Tumblr a décima. Quase metade dos jovens destas idades dizem ter conta no Instagram e 16.2% no Tumblr. “Este último valor está duas vezes e meia acima do valor médio”, conclui o estudo.