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Natal dos portugueses. Procurar ideias online e comprar nas lojas físicas

Por a 2 de Dezembro de 2015 as 14:29

omnicanalCada vez mais os consumidores portugueses integram diferentes canais no processo de compra, seguindo uma estratégia omnicanal.

Enquanto o online é o canal mais utilizado para procurar ideias e comparar marcas e preços para os presentes de Natal, as lojas físicas continuam a ser o local preferencial para efetivar a compra, embora esse cenário possa mudar.

Os portugueses revelam as maiores expetativas de compra através de smartphone da Europa. Um total de 61% afirma que irá utilizar no futuro um smartphone no processo de compra, sendo o maior registo na Europa, muito acima da média europeia de 47%. As conclusões são do “Estudo de Natal 2015” da Deloitte, que revela ainda que os centros comerciais continuam a ser o canal privilegiado para as compras desta época festiva.

“A estratégia de compra omnicanal é uma realidade generalizada no processo de compra dos portugueses e os retalhistas estão conscientes deste cenário, daí o atual movimento em que os retalhistas procuram integrar a sua proposta de valor também com uma forte presença nas novas plataformas e canais digitais. É neste contexto que o mobile e as redes sociais ganham força”, destaca Nuno Netto, Associate Partner da Deloitte.

 Redes sociais para pesquisar

O online, que inclui os websites e as redes sociais, é utilizado pelos consumidores europeus como o principal meio para procurar ideias e sugestões para todas as categorias de presentes desta época – especialmente quando se trata de tecnologia de ponta, videojogos, tecnologia amiga do ambiente ou de filmes -, mas também para comparar produtos, marcas e preços em todas as categorias. Os consumidores portugueses recorrem menos aos websites do que os europeus, mas são dos que mais utilizam as redes sociais para pesquisar e fazer comparações. A televisão continua a ter um papel relevante na influência do processo de compra a nível nacional, no entanto já abaixo das lojas, websites e particularmente das redes sociais.

A maioria dos consumidores portugueses utiliza as redes sociais para consultar preços, procurar produtos ou para encontrar descontos, cupões ou informação sobre a venda dos produtos.

Mas.. comprar é na loja física

Quando se trata de concretizar a compra, em Portugal, as lojas físicas continuam a ser o canal privilegiado, contudo o online tem crescido enquanto canal alternativo, mesmo entre as categorias mais tradicionais, como bebidas & alimentação (cresce de 3%, em 2014, para 12%, em 2015), segundo a mesma fonte. O mesmo se verifica na Europa, com os consumidores a preferirem as lojas físicas para concretizarem as transações de compra, especialmente nas categorias de bebida & alimentação, moda, artigos para o lar, saúde & beleza, brinquedos e artigos desportivos.

Os centros comerciais são, de acordo com os portugueses, o local preferido para as compras de Natal, embora o retalho especializado continue a conquistar gradualmente terreno. Os hiper/supermercados mantêm um forte peso, em particular, nas categorias de alimentação & bebidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

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