Foto: UX Magazine
“SmartScan” dá nova vida aos códigos de barras
A aplicação permite aceder a informação de produto, gerir e aceder a promoções e cupões, entre outras interações entre as marcas e os seus consumidores, via leitura ao código de barras no ponto de venda, online ou mobile
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Chama-se “SmartScan” e é uma aplicação (app) que, via leitura (scan) ao código de barras no ponto de venda, online ou mobile, permite aceder a informação de produto, gerir e aceder a promoções e cupões, entre outras interações entre as marcas e os seus consumidores.
A GS1 Portugal acaba de lançar esta solução B2B2C (para profissionais e consumidor final), desenvolvida em parceria com a ScanBuy, especialista mundial em soluções de “mobile engagement”.
“O SmartScan é um bom exemplo dos múltiplos benefícios da colaboração, ao longo da cadeia de valor, de todas as cadeias de valor, e ajuda as marcas a assegurarem experiências de consumo seguras e memoráveis aos seus consumidores com dados de qualidade no ponto de venda e nas plataformas digitais”, afirma João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1 Portugal.
“Fornecer informação completa e de qualidade sobre os produtos no linear de um supermercado ou no website de um retalhista ou promover experiências de marketing de envolvimento com os consumidores que efetuam o scan (leitura ótica) dos códigos de barras em loja ou nas plataformas digitais”. Estas são duas das funcionalidades do SmartScan, que permite ainda partilhar informação de produto, promoções e cupões criar diálogos automáticos, produzir inquéritos instantâneos, entre muitas outras interações. Os códigos de barras são chave de acesso a essa informação.
“Uma vez que os códigos de barras fornecidos pela GS1 podem ser encontrados em quase todos os produtos comercializados”, a app assegura “às marcas a oportunidade de multiplicar os pontos de contacto e de interação com os consumidores através de experiências únicas e customizadas. E, além de criar mecanismos de envolvimento significativos através do telemóvel (smartphone), fornece dados de consumo que lhes permitem obter um conhecimento alargado (insights) sobre os respetivos consumidores e públicos-alvo – informações como localização, perfis demográficos, reação a campanhas de marketing e muito mais”.