“SmartScan” dá nova vida aos códigos de barras
A aplicação permite aceder a informação de produto, gerir e aceder a promoções e cupões, entre outras interações entre as marcas e os seus consumidores, via leitura ao código de barras no ponto de venda, online ou mobile

Rita Gonçalves
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
Chama-se “SmartScan” e é uma aplicação (app) que, via leitura (scan) ao código de barras no ponto de venda, online ou mobile, permite aceder a informação de produto, gerir e aceder a promoções e cupões, entre outras interações entre as marcas e os seus consumidores.
A GS1 Portugal acaba de lançar esta solução B2B2C (para profissionais e consumidor final), desenvolvida em parceria com a ScanBuy, especialista mundial em soluções de “mobile engagement”.
“O SmartScan é um bom exemplo dos múltiplos benefícios da colaboração, ao longo da cadeia de valor, de todas as cadeias de valor, e ajuda as marcas a assegurarem experiências de consumo seguras e memoráveis aos seus consumidores com dados de qualidade no ponto de venda e nas plataformas digitais”, afirma João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1 Portugal.
“Fornecer informação completa e de qualidade sobre os produtos no linear de um supermercado ou no website de um retalhista ou promover experiências de marketing de envolvimento com os consumidores que efetuam o scan (leitura ótica) dos códigos de barras em loja ou nas plataformas digitais”. Estas são duas das funcionalidades do SmartScan, que permite ainda partilhar informação de produto, promoções e cupões criar diálogos automáticos, produzir inquéritos instantâneos, entre muitas outras interações. Os códigos de barras são chave de acesso a essa informação.
“Uma vez que os códigos de barras fornecidos pela GS1 podem ser encontrados em quase todos os produtos comercializados”, a app assegura “às marcas a oportunidade de multiplicar os pontos de contacto e de interação com os consumidores através de experiências únicas e customizadas. E, além de criar mecanismos de envolvimento significativos através do telemóvel (smartphone), fornece dados de consumo que lhes permitem obter um conhecimento alargado (insights) sobre os respetivos consumidores e públicos-alvo – informações como localização, perfis demográficos, reação a campanhas de marketing e muito mais”.