Consumo Destaque FMCG Homepage Newsletter

No rescaldo da Black Friday: Vendas online superam expetativas

Por a 1 de Dezembro de 2015 as 14:03

retalho_comprasEm Portugal, ainda não foram divulgados resultados sobre o que aconteceu no retalho na passada sexta feira: a Black Friday. A nível global, as vendas online podem ter superado pela primeira vez as realizadas na loja física, durante o dia 27 de novembro.

O dia de “corrida às lojas”, criado pelo retalho norte-americano, aconteceu na passada sexta feira, dia 27 de novembro, um pouco por todo o mundo, com as insígnias a apresentarem os descontos, em simultâneo, nas lojas físicas e digitais.

Portugal não foi exceção. Vários espaços comerciais aderiram às promoções, submetidas a próprias condições, havendo até alguns pontos de venda que as prolongaram por todo o fim de semana, como a Zippy da Sonae.

No entanto, ao que o HIPERSUPER apurou, não são conhecidos os resultados das vendas efetuadas neste dia, no que diz respeito ao mercado nacional.

Apesar disso, vários países já fizeram as contas e, quer nos Estados Unidos – onde surgiu a Black Friday – quer no Reino Unido, as vendas via e-commerce superaram as previsões e estima-se até que tenham excedido as compras efetuadas em loja.

Não seria de estranhar que tal acontecesse na Cyber Monday (dia equivalente, mas em exclusivo para o canal digital), mas trata-se da primeira vez em que, numa Black Friday, as compras online ultrapassam as físicas nos Estados Unidos.

Um total de 151 milhões de consumidores norte-americanos aproveitaram a sexta-feira para visitar as lojas, físicas e online, deu conta a National Retail Federation, sediada em Washington, no início da semana. Mais de 103 milhões de indivíduos compraram online, número acima dos perto de 102 milhões que optaram pelos pontos de venda físicos.

A compra média por consumidor rondou os 300 dólares, sendo que a maioria dos norte-americanos que correram atrás dos descontos encontram-se abaixo dos 35 anos de idade, segundo a publicação CNBC. A empresa que acompanha o setor de retalho ShopperTrak diz que a Black Friday gerou receitas de 10 mil milhões de dólares para os comerciantes.

Por sua vez, os consumidores britânicos gastaram 1,1 mil milhões de libras, apenas em compras online, ao longo da passada sexta-feira, segundo a associação para as indústrias online no Reino Unido, a IMRG (Interactive Media in Retail Group). O que supõe um crescimento de 36% em relação às vendas via comércio eletrónico no último ano.

A mesma fonte, citada pela ACEPI (Agência portuguesa para a Economia Digital) dá conta que este foi o melhor dia de compras online para os retalhistas do Reino Unido.

Ainda em relação ao mesmo país, a Amazon diz ter vendido “mais de 7,4 milhões de artigos” na Black Friday, superando também os 5,5 milhões vendidos na mesma ocasião em 2014.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *