Portugueses preferem ver montras a pesquisar online antes de comprar
A maioria dos consumidores (67%) prefere ver primeiro as montras e lojas antes de efetuar uma compra importante. Apesar disso, a percentagem de portugueses que pesquisa informação na internet antes de comprar duplicou este ano, face a 2014
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
A maioria dos consumidores (67%) prefere ver primeiro as montras e lojas antes de efetuar uma compra importante. Apesar disso, a percentagem de portugueses que pesquisa informação na internet antes de comprar duplicou este ano, face a 2014.
O resultados do estudo do Observador Celetem, sobre as intenções de compra dos portugueses neste Natal, mostram que cerca de 20% dos portugueses diz pesquisar informação na internet, em primeiro lugar, quando têm uma compra importante para fazer, uma percentagem superior à de 2014 (10%).
Assim, verifica-se que a percentagem de consumidores a procurar informação na internet em primeiro lugar, quando têm uma compra importante para fazer, duplicou face a 2014. Os consumidores mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, são os que mais vêm a Internet como principal fonte de informação para compra (36%). Para os mais velhos, entre os 55 e os 65 anos de idade, a pesquisa na Internet é nula.
Já percentagem de portugueses que privilegiam as montras e as lojas diminuiu ligeiramente, tendo passado dos 75% para os atuais 67%. A análise indica ainda que ver lojas e montras agrada mais às mulheres (72%) do que aos homens (62%). Já a pesquisa da Internet em primeiro lugar é algo que conquista mais consumidores do sexo masculino do que feminino, embora a diferença seja mínima (21% vs 19%).
Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015.