72% dos portugueses faz compras em sites internacionais
Dos três milhões de portugueses que compram online, metade fá-lo em sites fora de Portugal, revela Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da Acepi
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Rita Gonçalves
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Até outubro deste ano, 70% dos portugueses tinha ligação à internet, cifra que deve subir para 85% em 2020, disse Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da Acepi, associação portuguesa da economia digital, por ocasião de uma apresentação no “Fórum 30 anos da Distribuição em Portugal”, que teve lugar na Alimentaria&Horexpo Lisboa.
Um total de 40% dos utilizadores de Internet faz compras online, número que deverá subir para 50% em cinco anos. Destes, quase metade afirma que já fez compras com o telemóvel. “Em 2014, 75% dos bens comprados na web foram via smartphone”.
Alojamento, viagens, artigos de desporto, entretenimento e bens para o lar, são as categorias que mais crescem em Portugal.
Dos três milhões de portugueses que compram online, metade fá-lo em sites fora de Portugal. Um total de 72% de portugueses compra em sites internacionais. Em 2020, a Acepi estima que cinco milhões de consumidores vão fazer compras virtuais.
No ano passado, o volume de negócios do canal online nos segmentos B2C e C2C (ambos para o consumidor final) alcançou três mil milhões de euros, cifra que deverá aumentar para cinco mil milhões. Já o segmento B2B (empresas) e B2G (Estado) cifrou-se em 45 mil milhões em 2014 e deverá evoluir para 80 mil milhões nos próximos cinco anos.
Apesar de a economia digital estar em crescimento, apenas 32% das empresas portuguesas tem presença online, sendo que esta presença pode passar por uma página no Facebook. “Entre as micro-empresas, que constituem 95% do nosso tecido empresarial, apenas 20% tem um site”. No entanto, 73% das empresas fazem algum tipo de marketing online, sendo que os canais mais utilizados são e-mail, redes sociais e motores de busca. “Precisamos de gestores que percebam de e-commerce e marketing digital. Este é um dos grandes desafios”.