Ikea lança campanha de angariação de fundos para refugiados
A sueca Ikea leva a cabo a campanha “Uma Vida Melhor para os Refugiados” em 40 países, com o objetivo de angariar milhões de euros para apoiar famílias refugiadas. A iniciativa arranca a 29 de novembro

Ana Catarina Monteiro
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A sueca Ikea leva a cabo a campanha “Uma Vida Melhor para os Refugiados” em 40 países, com o objetivo de angariar milhões de euros para apoiar famílias refugiadas. A iniciativa arranca a 29 de novembro.
De 29 de novembro a 19 de dezembro, por cada lâmpada ou candeeiro LED vendidos nas lojas Ikea, a Ikea Foundation doa um euro para ajudar o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).
Esta iniciativa permite viabilizar novas fontes de iluminação e de energia renovável em campos de refugiados, com o fornecimento de lanternas e sistemas de energia solar, com vista à autonomia energética nos campos de refugiados do ACNUR em regiões como a Ásia, África e Médio Oriente.
Além disso, a campanha de responsabilidade social permite financiar o acesso ao ensino primário das crianças e jovens refugiados em idade escolar. Atualmente, existem 19,5 milhões de refugiados a nível global, metade dos quais são crianças.
A iniciativa “Uma Vida Melhor para os Refugiados” teve início em 2014. Este ano concretiza a etapa final do projeto, que até ao momento já contribuiu com várias ajudas. Por exemplo, o fornecimento de mais de 56 mil lanternas solares e a instalação de 720 lâmpadas solares para iluminação pública a cerca de 284 mil refugiados e membros das comunidades de acolhimento na Etiópia e na Jordânia. Inscrição no ensino primário de cerca de 37 mil crianças refugiadas, no Bangladesh, Chade e Etiópia, onde mais de 740 professores receberam também formação. No Bangladesh, foram ainda construídas 22 unidades de biogás, permitindo que 15% dos resíduos humanos sejam transformados em combustível verde para cozinhar.