Comissão Vitivinícola Regional Alentejana tem nova direção

(Da esquerda para a direita) Arlindo Ruivo, Francisco Mateus, Dora Simões, João Mota Barroso, Hernani Ventura Capucho e Óscar Gato
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) tem uma nova direção presidida por Francisco Mateus, que vem suceder a Dora Simões.
Francisco Mateus é o novo Presidente da direção da CVRA, associação privada de utilidade pública, criada em 1989, que assegura a gestão da Denominação de Origem Protegida (DOP) e da Indicação Geográfica Protegida (IGP), assim como a certificação e o controlo dos vinhos e produtos vínicos que são vendidos sob a chancela “Alentejo”.
A nova direção inclui ainda Maria Pica, em representação dos interesses no comércio de vinhos e produtos vínicos, e Hernâni Capucho, por sua vez, representando os interesses na produção de uvas.
Francisco Mateus tem 20 anos de experiência no setor vitivinícola. Iniciou o seu percurso profissional nas áreas do controlo e fiscalização no setor do vinho, em Santarém, e posteriormente na gestão de medidas comunitárias de apoio.
É diretor de departamento no Instituto da Vinha e do Vinho (Ministério da Agricultura) desde 2007, fez parte da equipa que representou Portugal em Bruxelas na negociação entre estados-membros e Comissão Europeia sobre a reforma da legislação base do setor vitivinícola europeu (OCM Vinhos de 2008). Preparou e assegurou a gestão operacional dos dois programas de apoio nacional ao setor do vinho para os períodos 2009-2013 e 2014-2018 e implementou em Portugal medidas específicas de apoio, como a Promoção de Vinhos em Países Terceiros.