Distribuição Homepage Newsletter

Sustentabilidade no setor de logística leva a negócios “justos e responsáveis”

Por a 19 de Novembro de 2015 as 12:05

????????????????????????????????????O estudo “Logística Justa e Responsável” foi desenvolvido pela equipa Research Trend, da empresa de transporte e logística DHL, e descreve 15 potenciais soluções para mostrar como as empresas de logística podem facilitar a economia circular.

Nas condições ambientais atuais, a garantia de um futuro sustentável torna-se um desafio cada vez maior. Neste sentido, a indústria de logística pode alavancar a sua posição na gestão de redes comerciais globais, de cadeias de abastecimento e acelerar negócios “justos e responsáveis” noutras indústrias.

“A indústria logística é um negócio em rede com um alcance global, que pode desempenhar um papel fundamental para ajudar as empresas a serem mais “responsáveis” e a melhorarem a transparência em toda a sua cadeia de abastecimento”, explica Markus Kückelhaus, vice-presidente de Inovação e Pesquisa de Tendências, Soluções e Inovação para Clientes da DHL.

Os fornecedores de serviços de logística, por exemplo, podem recorrer a armazéns e veículos destinados à reciclagem que fornecem infraestruturas tanto a nível logístico como de aproveitamento de resíduos para aumentar volumes de reciclagem e reduzir o desperdício. Esta solução prevê veículos equipados com interiores flexíveis que se ajustam durante a entrega. A secção de entrega ajusta-se consoante os volumes que são descarregados e a área de recolha de materiais recicláveis aumenta à medida que são recolhidos na viagem de regresso.

Também as soluções de embalagem justas e responsáveis podem ajudar a lidar com o crescente volume de encomendas. Estas poderão passar pela utilização de materiais biodegradáveis e outros que podem ser compostados após a entrega. A segunda inovação é de “logística unverpackt”, um conceito que elimina completamente a necessidade de embalagem, uma vez que os envios deverão ser entregues em caixas reutilizáveis, numa abordagem de resíduos-zero.

Um outro exemplo, passa por impulsionar a produção e comércio justos. Propõe-se que os fornecedores de logística aumentem a sua abrangência e experiência globais para apoiar as empresas no desenho de cadeias de distribuição complexas. Esta informação pode ser usada para mostrar transparência e para revelar as áreas onde há riscos e oportunidades de negócios justos e responsáveis.

A empresa de logística e transporte desenvolveu o estudo com o objetivo de otimizar o seu negócio. “Ao dar primazia a este conceito de “logística justa e responsável” no nosso próprio negócio, novos fluxos de receitas poderão surgir, bem como novo valor social e ambiental para todas as partes interessadas”, explica a responsável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *