Análise Data Center Distribuição Homepage Newsletter

90% das PME europeias espera aumentar exportações em 2016

Por a 18 de Novembro de 2015 as 17:36

UPS - Worldwide Express90% das pequenas e médias empresas (PME) europeias esperam uma consolidação ou crescimento das suas exportações no próximo ano. Esta é a principal conclusão do estudo “European SME Exporting Insights 2015”, desenvolvido pela empresa global de logística UPS.

Os empresários europeus estão “otimistas em relação ao crescimento das exportações” para o próximo ano, segundo a conclusão dos inquéritos realizados pela empresa junto de cerca de 11 mil PME europeias dos setores automóvel, ‘healthcare’, high tech, industrial e retalho.

Os resultados demonstram que as exportações estão fortemente associadas ao aumento da receita global das PME e à rápida adoção do e-commerce. Em todos os mercados analisados, à exceção de Itália, a procura por parte dos clientes surge no entre os três principais motores da exportação. Empresas da Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido admitiram que a procura por parte dos clientes foi o principal fator para começarem a exportar. 

A Alemanha concentra o maior número de PME exportadoras da Europa, com mais de 120 mil pequenas e médias empresas presentes no comércio internacional. França, Itália e Reino Unido também reúnem um grande conjunto de PME dedicadas à exportação.

Quanto aos países de destino, de forma geral, Estados Unidos da América é “maior destino não europeu”. A Ásia fica em segundo lugar, seguida do continente africano e do Médio Oriente. A China permanece como um mercado de exportação menor, sendo o destino de apenas 11% das exportações das PME europeias.

“As pequenas e médias empresas europeias dedicadas à exportação atravessam um período de grande maturação. Estes empresários estão altamente focados nas questões práticas que as exportações implicam, como a segurança física dos seus envios, preocupações que um parceiro logístico de confiança pode ajudar a ultrapassar, de forma a alcançar mais mercados internacionais”, conclui a presidente da UPS Europa, Cindy Miller.

“Nos últimos três anos, 49% das PME europeias a atuar no comércio transnacional viram o seu volume de negócios crescer”.

O estudo conclui ainda que o setor exportador entre as PME europeias é cada vez mais forte, à medida que os empresários adotam novas tecnologias que sustentam o crescimento e procuram formas inovadoras de fazer negócios, “duas grandes tendências que vão ser reforçadas no próximo ano”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *