Distribuição Homepage Newsletter

Cadeia belga de lojas de chocolate chega a Portugal

Por a 17 de Novembro de 2015 as 11:13

Loja Leonidas LisboaA cadeia belga de lojas de chocolate “Pralines Leonidas”, uma das maiores da Europa, vai abrir o primeiro espaço em Portugal a 23 de novembro, concretamente em Lisboa.

Com mais de 1400 lojas no mundo, a marca planeia abrir brevemente também no Porto. A meta é chegar às 40 lojas no nosso País.

São produzidos atualmente mais de 500 milhões de chocolates por ano na Bélgica, divididos por cerca de 130 variedades.

Image 131Bruxelas, 1931

Leonidas Kestekides nasceu na Grécia em 1876 e aos 18 anos emigrou para os Estados Unidos da América, onde começou a trabalhar na confeção de chocolate, fundando a marca Leonidas. Em 1910, integrando uma delegação grego-americana, apresentou os seus produtos na Feira de Bruxelas, na Bélgica, onde ganhou uma medalha de bronze.

Três anos mais tarde, conheceu uma jovem belga por quem se apaixonou, levando a estabelecer-se definitivamente no país e levando-o abrir assim a sua primeira loja em 1931, em Bruxelas – um salão de chá com o nome Leonidas.

De negócio familiar a multinacional

Em 1922, juntaram-se ao negócio vários familiares, incluindo o seu sobrinho Basile Kestekides. Em 1935, Basile abriu oficialmente a primeira loja Leonidas no centro de Bruxelas e lançou o seu revolucionário conceito de “sashwindow” (janela guilhotina). Era através de uma janela que vendia os seus doces, preparados durante a madrugada, diretamente aos clientes que passavam na rua. Criou uma elevada variedade de novos chocolates baseados nos valores do fundador da marca. Foi também Basile que, em homenagem ao seu tio, escolheu a esfinge do Rei Leonidas de Esparta como símbolo da marca, que se mantém até hoje.

Década após década, geração após geração, o pequeno laboratório originalmente criado pelo fundador, tem vindo a evoluir. O que começou como uma pequena empresa familiar transformou-se numa marca internacional com mais de 1400 lojas, presente em mais de 50 países e com cerca de 4500 colaboradores.

Em novembro de 2013, foi atribuído à Leonidas o título de fornecedor oficial da corte belga.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *