Consumo FMCG Homepage Newsletter

Portugueses vão comprar mais a crédito neste Natal

Por a 16 de Novembro de 2015 as 11:44

consumo_natalA intenção de utilizar o cartão de crédito para pagar as compras de Natal aumentou face ao ano passado, segundo um estudo do Observador Cetelem.

Enquanto, em 2014, 11% dos portugueses tencionava utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, este ano a percentagem alcança os 18%.

Também o montante a ser pago a crédito aumentou: passou dos 360 para os 444 euros, o valor mais elevado dos últimos cinco anos.

Desde o Natal de 2012, ano em que os portugueses gastaram cerca de 251 euros com cartão de crédito, houve um aumento de 193 euros. O estudo revela ainda que 18% dos utilizadores de cartão de crédito tencionam gastar entre 250 a 500 euros, 17% entre 100 a 249 euros e 15% entre 500 a 1000 euros. Uma pequena minoria tenciona ir além dos 1000 euros (3%).

Os indivíduos entre os 35 e 44 anos são os consumidores que mais possuem cartão de crédito (45%). No entanto, os inquiridos com maior intenção de utilizar essa forma de pagamento nas compras de Natal têm entre 25 e 34 anos (32%). Os mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, são os que menos possuem cartão de crédito (7%) e que menos tencionam utilizá-lo nas compras de Natal (3%).

Na análise socioeconómica, verifica-se que são os consumidores pertencentes à classe mais alta (AB) que mais têm cartão de crédito (53%) e que apresentam maior intenção de utilizar esta forma de pagamento nas compras natalícias (39%). No sentido inverso, 14% dos indivíduos da classe mais baixa (C2/D) possuem cartão de crédito, dos quais apenas 5% pretendem utilizá-lo para fazer face aos gastos com o Natal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *