Consumo FMCG Homepage Newsletter

Viagens ultrapassam ‘smartphones’ na lista de compras de Natal dos portugueses

Por a 12 de Novembro de 2015 as 12:56

arvore_natalAs viagens lideram a lista de presentes que os portugueses querem obter neste Natal. No ano passado, a lista era encabeçada pelos ‘smartphones’, que ocupam agora a segunda posição.

Na época natalícia, além dos presentes para a família e amigos, os consumidores tendem também a investir em produtos para seu próprio usufruto.

O número de portugueses que este ano “pensa fazer alguma compra importante para si este Natal” aumentou ligeiramente a partir dos 29%, registados no último ano, para os 32%, segundo o mais recente estudo do Observador Cetelem.

As viagens são o presente que os portugueses mais desejam comprar para si próprios, com 13% das respostas, seguidas dos ‘smartphones’, pretendidos por 11% dos portugueses. A categoria lazer/viagens lidera em todas as faixas etárias, com exceção dos mais jovens, que colocam os ‘smartphones’ na frente. Cerca de 27% dos indivíduos com idades entre os 18 e os 24 anos revelam a intenção de adquirir, para si, ‘smartphones’. Já os indivíduos entre os 25 e 34 anos (22%) e entre os 35 e 44 anos (16%) são aqueles que mais pretendem oferecer a si mesmos artigos de lazer/viagem neste Natal.

Além destes presentes, no Natal de 2015 os portugueses querem ainda adquirir ‘tablets (7%), telemóveis (5%) e computadores pessoais (5%). Seguem-se os eletrodomésticos, a eletrónica de consumo e o mobiliário, cada com a mesma percentagem de 3% da respostas. São menos os portugueses que neste Natal pensam fazer obras de remodelação/decoração (2%), adquirir automóvel (2%), equipamentos de desporto (2%), bricolagem/jardinagem (1%), bens imobiliários (1%) e motos/scooters (1%).

O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen. Foram realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *