FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Nasceu o primeiro espumante português de inspiração austríaca

Por a 11 de Novembro de 2015 as 15:05

Transfer 151015 0002Os Vinhos Conceito, projeto familiar liderado pela enóloga Rita Marques, têm uma nova aposta. A nova criação da enóloga chama-se Espumante Conceito Brut Nature 2012 e é produzido a partir de uma casta autóctone da Áustria, a Grüner Veltliner, importada diretamente para o Douro para produzir, pela primeira vez, um espumante com inspiração austríaca em solo português.

O projeto começou a ser pensado há 8 anos, altura em que Rita Marques decidiu plantar uma vinha com Grüner Veltliner no Douro Superior. “A intuição por detrás desta plantação era explorar o ciclo vegetativo curto da casta, num terreno fundo de granito com substrato de argila, numa altitude de 600m, garantindo assim as melhores condições para a obtenção de uvas perfeitas desta que é uma das mais versáteis e nobres castas da Áustria, caraterizada pelos aromas profundos e excelente acidez”, explica um comunicado da empresa.

“Estas são, aliás, duas das características mais cobiçadas desta casta branca, motivo pelo qual é considerada a joia da Áustria, ocupando atualmente cerca de um terço do total das vinhas no país. Esta casta tem elevado nas últimas duas décadas os vinhos austríacos, caracterizados pela versatilidade e pela estruturada acidez. Nos espumantes, a sua expressão é ainda mais relevante com a produção do famoso Sekt, o espumante da Áustria e da Alemanha”.

Para o primeiro lançamento foram produzidas duas mil garrafas com destino aos 30 mercados onde os vinhos Conceito estão presentes. Em Portugal estarão disponíveis 420 garrafas que terão distribuição exclusiva da OnWine Distribuição.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *