Empty supermarket aisle,motion blur
Ferramenta de marketing ‘Shelf Smart’ potencia impacto de embalagem nas vendas em loja
A Smurfit Kappa, produtora de embalagens de papel, lançou o serviço Shelf Smart, que potencia a embalagem enquanto ferramenta de marketing, dando mais visibilidade aos produtos no linear para impulsionar as vendas
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
A Smurfit Kappa, produtora de embalagens de papel, lançou o serviço Shelf Smart, que potencia a embalagem enquanto ferramenta de marketing, dando mais visibilidade aos produtos no linear e aumentando as vendas.
Seis meses após o lançamento da solução ‘Shelf Smart’, a empresa conclui que a ferramenta de marketing pode ajudar a aumentar em mais de 10% a visibilidade e a perceção das marcas, além de incrementar as vendas de bens de grande consumo em 8%, segundo o estudo da própria produtora europeia de embalagens de papel.
O serviço determina qual o posicionamento e ‘design’ das embalagem que confere mais visibilidade aos produtos nos lineares, uma vez que, no ponto de venda “são tomadas 82% das decisões de compra, num período médio de quatro segundos”, explica em comunicado a empresa.
Num processo de seis passos, que demora entre seis a oito semanas a desenvolver, a produtora garante às marcas uma solução de embalagem otimizada, concebendo todo o trabalho que vai desde a definição do problema até à solução comprovada.
A equipa de inovação da Smurfit Kappa, dirigida a partir do seu Centro de Experiência Global, em Amesterdão, é a unidade responsável pela investigação do comportamento do consumidor. Além disso, a ferramenta de marketing incorpora a solução ‘Shelf Viewer’, que compara o posicionamento e a capacidade de comercialização de até 40 000 produtos e colocações, permitindo o desenvolvimento de soluções de embalagens personalizadas que se adaptem aos desafios de cada produto.
A ‘Shelf Smart’ utiliza também um visualizador 3D para testar o impacto das embalagens num ambiente virtual, antes de testar junto dos compradores reais, para o que utiliza ferramentas de rastreio online desenvolvidas em colaboração com o parceiro tecnológico da empresa, o EyeSee.
“Mais de 50 testes, realizados em 11 categorias de produto e em seis países diferentes, analisaram os comportamentos de mais de dez mil compradores, demonstrando que este serviço pode ajudar a obter um aumento superior a 10% da visibilidade e perceção da marca”, indica a empresa, com base no estudo “Marketing on the shelf – Exactly how in control are you?”.