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ANIL elege os 20 melhores queijos portugueses

Por a 4 de Novembro de 2015 as 18:19

ECV10Nov14Queijo_15596-BAIXOO ‘Encontro com o Vinho e Sabores 2015’, no Centro de Congressos de Lisboa, foi palco da entrega de prémios do ‘Concurso Queijos de Portugal 2015’. Uma iniciativa da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL).

Os 20 Melhores Queijos de Portugal foram conhecidos no Concurso de Queijos de Portugal, que aconteceu no dia 2 de novembro. Além destes, 40 referências foram distinguidas com menções honrosas.

Neste edição do concurso, criado em 2009 para promover a indústria queijeira nacional, participaram 184 referências, mais sete que em 2014 e mais 127 que na primeira edição, na qual participaram 57 queijos.

Entre os vencedores de 2015 estão a Requeijoeste, na categoria de Queijo Fresco (Vaca), a Queijo Fresco de Ovelha Fraga, na categoria Queijo Fresco (Ovelha) e a Queijaria da Licínia venceu na modalidade de Queijo Fresco (Cabra). Na categoria de Novo Sabor, foi distinguido o queijo curado de cabra com alecrim produzido pela empresa Lacticínios do Paiva.

As restantes categorias comtemplam os requeijões e os processos de cura, sendo que este ano adicionou a sua vigésima categoria: Queijos para Barrar, na qual o premiado foi o Rico Creme com Nozes da Lacticínios Maf.

“É aliciante continuar com este desafio à indústria, conscientes que a resposta é cada vez maior e, mais importante do que tudo, cada vez com mais qualidade, o que cumpre o objectivo a que a ANIL se propôs ao lançar este desafio: a sua (e da indústria) evolução quantitativa e qualitativa, permitindo-lhe ter confiança na sua continuidade, procurando sempre alargar a sua abrangência, no sentido de acompanhar a dinâmica das empresas produtoras”, afirma Maria Cândida Marramaque, técnica da ANIL.

O ‘Concurso Queijos de Portugal 2015’ teve o apoio da Controlvet/Fullsense em Tondela, da Revista de Vinhos, da JP Sá Couto, da Escola Profissional de Tondela e a Dão Catering. O painel de jurados foi composto por representantes dos sectores queijeiro e gastronómico, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e distribuição, dos meios de comunicação social e, também, consumidores.

O queijo está presente em cerca de 90% dos lares portugueses. Os hábitos alimentares estão a alterar-se e a indústria tem vindo a acompanhar as novas tendências de consumo, com o desenvolvimento de novos produtos e formatos, embalagens adequadas e demais adaptações às especificidades dos consumidores.

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