Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Vendas do grupo DIA em Portugal caem 6,6% nos primeiros nove meses do ano

Por a 27 de Outubro de 2015 as 16:19

DIA Portugal_Minipreço MarketO grupo espanhol DIA caiu 6,1% em vendas brutas em Portugal, entre janeiro e setembro de 2015, face a igual período do último ano. Em termos líquidos, as vendas caíram 6,6% em território nacional.

O grupo DIA, que opera as insígnias Minipreço e Clarel em Portugal, registou vendas globais de 6 665 milhões de euros, um crescimento de 14,1% em termos líquidos, desde janeiro até setembro deste ano, face ao período homólogo.

Os dados foram divulgados hoje, dia 27 de outubro, num relatório publicado na página online da Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV) de Espanha, dando conta ainda que, o grupo alargou o parque de lojas para os 7 583 espaços, com 876 novos espaços abertos ao longo dos últimos 12 meses.

Em Espanha, as vendas cresceram 14,9%. Por sua vez, em Portugal caíram 6,6%, a partir dos 548,4 milhões de euros registados nos primeiros nove meses de 2014, para os 512,4 milhões acumulados este ano até ao último mês de setembro.

No relatório apresentado à comissão espanhola, a empresa indica que “continua a trabalhar arduamente para melhorar a proposta comercial em Portugal, assim como o índice de preços (o que também está a afetar a margem operacional negativamente), embora o mercado permaneça muito competitivo. O novo formato de proximidade Minipreço está a evoluir de acordo com o previsto e o novo formato Minipreço Maxi foi testado no terceiro trimestre de 2015, com resultados muito animadores”.

As vendas em território nacional, que no ano anterior pesavam 9,4% nas vendas globais do grupo, passaram a representar 7,7% das vendas totais. Já as transações no país vizinho representam 56,6% das vendas gerais.

Quanto à atividade da empresa nos países emergentes Argentina, Brasil e China, “apesar da desaceleração destas economias e da forte queda do real brasileiro, as vendas brutas situaram-se nos 2 841 milhões de euros, mais 21% em moeda local”, adianta em comunicado enviado à comunicação, denotando ainda que “o resultado líquido ajustado em euros situa-se nos 165 milhões de euros, nos primeiros noves meses do ano, uma redução de 3,6% devido principalmente a maiores gastos financeiros. Por outro lado, o resultado líquido atribuído retrocedeu 52% em moeda local devido à venda da operação em França no ano passado”.

Em novembro deste ano, o grupo DIA pretende tornar-se o primeiro distribuidor de alimentação da Península Ibérica a estar presente no Tmall, a plataforma de e-commerce da gigante chinesa do comércio eletrónico Alibaba.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *