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CHEP Europe alcança objetivos de sustentabilidade com programas de sustentabilidade entre clientes

Por a 22 de Outubro de 2015 as 12:51

CHEPA CHEP, prestadora de serviços de ‘pooling’ de paletes e contentores, alcançou os seus objetivos de sustentabilidade previstos para alcançar em 2015 na Europa, seis meses antes do planeado.

Os objectivos de sustentabilidade para a CHEP Europe foram definidos em 2010 como parte de um plano de cinco anos. A empresa reduziu as emissões de CO2 em 20%, obteve a Certificação de Cadeia de Responsabilidade para 100% da madeira adquirida e evitou que os resíduos de madeira fossem enviados para aterros.

A operadora elaborou também vários programas para alcançar objectivos, ajudar os clientes e contribuir para cadeias de abastecimento mais sustentáveis. Desde o início dos programas de Colaboração de Clientes, em 2012, a fornecedora de paletes e contentores eliminou mais de 73 milhões de quilómetros de transporte de camiões vazios e 57 715 toneladas de emissões CO2 da cadeia de abastecimento.

Por exemplo, os seus clientes têm disponível a ferramenta “O poder do pooling”, para calcular a redução do impacto ambiental e dos custos ao trabalharem com a mesma, e o programa Transporte Colaborativo, que combina os benefícios de sustentabilidade do transporte por via rodoviária, ferroviária e fluvial.

Normalmente, um cliente entrega os produtos a um retalhista em paletes da merca e, em seguida, volta com o camião vazio. Com aquele programa, o camião, gerido por um prestador de serviços de logística externo, conclui uma entrega e, em seguida, recolhe as paletes vazias de um parceiro da empresa ou fornece paletes às instalações da mesma mais próximas. Este processo acaba com as deslocações dos camiões vazios e reduz os custos de transporte.

No ano passado, a CHEP Europe estabeleceu parcerias com mais de 100 clientes para eliminar mais de 4,6 milhões de quilómetros de transporte de camiões vazios e 4000 toneladas de emissões de CO2.

Existem ainda Programas de Colaboração de Clientes que incluem a Gestão Total de Paletes (TPM) e a Gestão Total de Equipamento (TEM). Nestes programas, as paletes são ordenadas, inspecionadas e reenviadas a partir das instalações do cliente. Apenas o equipamento a necessitar de reparação é devolvido às instalações da empresa. Há 30 programas de TPM implementados nas instalações dos seus clientes, contribuindo para uma redução significativa das emissões e do número de quilómetros percorridos pelos camiões, reduzindo ao mesmo tempo os custos da cadeia de abastecimento.


Por último, o Programa de Paletes com Pegada de Carbono Neutra, lançado em Espanha em 2013, permite que os seus clientes participantes reduzam a pegada de carbono anual dos movimentos de paletes da operadora.

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