Online pesa 3% nas vendas da Ikea. Empresa pretende impulsionar canal em cinco anos
Admitindo não ter acompanhado a proliferação do comércio eletrónico desde início, a Ikea aposta agora no desenvolvimento das vendas no canal online, com uma estratégia de crescimento para os próximos cinco anos.
A multinacional sueca de mobiliário e decoração, apesar de estar presente fisicamente em 42 países, apenas oferece loja online a 13 mercados. A empresa pretende “quintuplicar a faturação online nos próximos cinco ou seis anos”, contou o CEO da Ikea, Peter Agnefjäll, em entrevista à CNBC.
A empresa está a trabalhar na construção de um novo ‘website’ e nos processos de logística. O CEO diz ainda que “este atraso na adoção do digital faz com que possam saltar diretamente para o comércio mobile”. Desta forma, prevê passar dos atuais mil milhões de euros em vendas online para os cinco mil milhões.
Com a difusão do ‘e-commerce’ nos últimos anos, o negócio da Ikea continua a estar assente sobretudo nas suas lojas físicas. O comércio eletrónico pesa cerca de 3% nas suas vendas totais, atualmente.
A multinacional fatura atualmente cerca de 30 mil milhões de euros, dos quais 80% provém das vendas na Europa, sendo que o principal mercado é a Alemanha. A marca pretende elevar o valor para os 50 mil milhões de euros em 2020.