Consumo FMCG Homepage Newsletter

Comida tradicional reina à mesa dos portugueses

Por a 21 de Outubro de 2015 as 12:41

Catering-ao-DomícilioA comida tradicional portuguesa é a mais solicitada junto de empresas de catering e chefs que se deslocam ao domicílio, conclui um estudo realizado pela Zaask, plataforma que reúne serviços gastronómicos.

“Com a ebulição gastronómica que atualmente se vive no nosso país – com tendências desde o sushi à cozinha de fusão – um total de 74% dos pedidos de catering e de 34% dos pedidos a chefs para o domicílio dizem respeito a comida portuguesa, o que demonstra que a tradição ainda reina à mesa dos portugueses”, revela o estudo.

No que se refere ao catering ao domicílio, os petiscos e tapas surgem em segundo lugar e logo de seguida as refeições gourmet e o sushi. Os restantes pedidos concentram-se na comida vegetariana, italiana e barbecue.

Quanto à dimensão dos eventos, 50% dos pedidos de catering ao domicílio são direcionados para até 50 pessoas. Já no que toca à tipologia de refeição, 28% dos pedidos são para buffet, 16% para catering de casamentos, 12% para jantar volante e/ou sentado, 9% para festas de aniversário e 8% para batizados, primeira comunhão e cocktails.

Chef ao domicílio

Outra das grandes tendências do momento é a contratação de chefs ao domicílio. Neste segmento, o jantar é o tipo de refeição mais requerida, com 51% dos pedidos. Logo a seguir surge o almoço, as sobremesas, os aperitivos e o pequeno-almoço. Quanto à altura do ano com maior atividade, o verão é a época em que se registam mais pedidos (34%), seguido do inverno, outono e da primavera (15%).

Luís Martins, CEO da Zaask, sublinha que “a categoria de catering, chef ao domicílio e cozinha para eventos é claramente uma das áreas com maior potencial na nossa plataforma”.

São cerca de 3.000 os profissionais que oferecem serviços no âmbito da gastronomia através da Zaask. Em 2014, a plataforma ajudou estes profissionais a faturar cerca de 2,5 milhões de euros. Para 2015, a expetativa é que é esse valor ascenda aos 5 milhões de euros, segundo a mesma fonte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *