FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Região Vitivinícola de Lisboa deverá encaixar €100 milhões com produção de 2015

Por a 19 de Outubro de 2015 as 12:20

A Região ViVinhos de Lisboativinícola de Lisboa fechou este fim-de-semana a campanha de vindimas com a maior produção dos últimos vinte anos. No total foram recolhidos 125 milhões de quilos de uva, o equivalente a cerca de 100 milhões de litros de vinho.

Além do aumento da produção na campanha de 2015, que registou um crescimento na ordem dos 25%, as produtoras da região de Lisboa apontam também para um incremento da qualiade da uva. “A melhor das últimas duas décadas, os resultados impressionam”, destaca em comunicado a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).

A entidade, responsável pela promoção e certificação dos vinhos daquela região, deverá certificar cerca de 35 milhões de litros de vinho, o que representa um encaixe financeiro para a região na ordem dos 100 milhões de euros, sendo o restante vendido como vinho (ex-mesa).

Lisboa é a segunda maior Região Vitivinícola do País, logo a seguir ao Douro, exportando cerca de 65% dos vinhos que certifica. Para a entidade certificadora dos Vinhos de Lisboa, 2016 “deverá representar um desempenho acima da média no que respeita às exportações”, reforçando a presença em mercados como os países nórdicos, além de Brasil, EUA, Benelux, Rússia, China e Angola.

“Com um clima bem mais seco do que aquele que registamos no ano passado e a precipitação, apesar de escassa, a cair de forma certeira no calendário da vinha, 2015 trouxe para a região a melhor uva desde o início dos anos 90, o que se traduzirá, naturalmente, nos melhores vinhos dos últimos 25 anos”, afirma Vasco d’Avillez, presidente da comissão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *