“A tendência é para uma subida generalizada do preço do bacalhau”
A categoria de bacalhau e derivados alcançou um volume de negócios de 239 milhões de euros no retalho nacional, no último ano, segundo dados da consultora Nielsen, mais 4% face ao período homólogo.
Em volume, pelo contrário, as vendas caíram 7% para 40 milhões de quilos. Depois de três anos a perder valor, “a tendência atualmente é para uma subida generalizada do preço do bacalhau”, revela em entrevista ao Hipersuper Nuno Almeida, do Departamento de Marketing e Comunicação da Lugrade.
Um total de 70% dos lares nacionais comprou bacalhau no último ano, em média os portugueses deslocaram-se aos super, hiper e estabelecimentos tradicionais cinco vezes e despenderam 15,25 euros por cada visita. A maioria das vendas de bacalhau é, no entanto, feita nos supermercados.
Graúdo, crescido e especial, são os segmentos de bacalhau com mais peso na categoria, seguidos do corrente, derivados e outros tipos.
As marcas de fabricante dominam a categoria em valor com 85% da quota de mercado, mas foram as marcas da distribuição que revelaram mais dinamismo no período analisado pela consultora (+14%).