Bebidas Homepage

Projeto Baga Bairrada promove espumantes da região

Por a 14 de Outubro de 2015 as 12:02

Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée 2009 - BRAs produtoras de vinhos da região da Bairrada estão unidas e focadas no projeto ‘Baga Bairrada’, criado no mês passado de julho, ao qual se juntam agora duas novas marcas envolvidas na produção de espumantes a partir da casta Baga.

Depois de apresentado no final do mês de julho com o lançamento de cinco referências, o projeto ganha agora dois novos espumantes, o ‘Montanha Grande Cuvée 2009’ (Caves da Montanha) e o ‘Primavera Extra Bruto 2013’ (Caves Primavera). Este ano são esperadas outras novidades no âmbito da iniciativa que reúne neste momento sete referências com o selo da logomarca.

A Caves Primavera foi a pioneira nestas lides, com o lançamento do ‘Primavera Baga Bruto 1998’, em 2001. A Caves da Montanha, por sua vez, embora tenha lançado o primeiro espumante 100% Baga este ano, a colheita é de 2009. Estes são os dois espumantes que agora “vestiram a camisola” do projeto regional, promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).

A iniciativa está aberta a todos os produtores da região, com o propósito de estabelecer um standard coletivo para “um espumante” feito a partir da casta bandeira da região, a Baga. Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para promover e vender a região, e seus vinhos, em Portugal e no Mundo.

A CVB pretende assim sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada, valorizando a casta, a região vitivinícola, e gerando notoriedade para o grande fator diferenciador: a Bairrada como região com massa crítica suficiente para fazer espumantes brancos de uma casta tinta. Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objetivo principal assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes “Blanc de Noirs Baga Bairrada”, em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades. Por questões climáticas, é difícil produzir todos os anos um grande volume de vinhos tintos de Baga.

Durante anos, vários foram os produtores que encontraram nela o complemento perfeito para os seus lotes de vinho base espumante. No entanto, nos últimos oito a dez anos os espumantes varietais de Baga têm ganho adeptos na produção, mas também junto da crítica especializada e do consumidor, que lhe atribuem uma conotação extremamente positiva.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *