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Eficácia das promoções depende do formato comercial

Por a 1 de Outubro de 2015 as 15:40

promocoesApenas um em cada três euros vendidos em promoção no retalho traduziram-se em aumentos de vendas para a marca e para a categoria, conclui o estudo da Nielsen “Comportamento das promoções no ponto de venda”, segundo a infoRetail, levado a cabo em sete países.

A eficácia da promoção depende no entanto do canal de venda onde está ativa. É no hipermercado que regra geral as promoções são mais eficazes: quatro em cada dez euros. No supermercado, três em cada dez euros trazem bons resultados.

O suporte onde se promove a promoção também influencia os resultados: os descontos apoiados em folhetos e displays são mais eficazes do que as promoções realizadas no próprio linear.

O estudo que analisou 340 categorias de grande consumo revela ainda que o peso das promoções varia de acordo com o estabelecimento comercial. Ou seja, mais de um terço das vendas do supermercado são em promoção, cifra que cai para 18% nos supermercados.

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