Eficácia das promoções depende do formato comercial
Apenas um em cada três euros vendidos em promoção no retalho traduziram-se em aumentos de vendas para a marca e para a categoria, conclui o estudo da Nielsen “Comportamento das promoções no ponto de venda”

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Apenas um em cada três euros vendidos em promoção no retalho traduziram-se em aumentos de vendas para a marca e para a categoria, conclui o estudo da Nielsen “Comportamento das promoções no ponto de venda”, segundo a infoRetail, levado a cabo em sete países.
A eficácia da promoção depende no entanto do canal de venda onde está ativa. É no hipermercado que regra geral as promoções são mais eficazes: quatro em cada dez euros. No supermercado, três em cada dez euros trazem bons resultados.
O suporte onde se promove a promoção também influencia os resultados: os descontos apoiados em folhetos e displays são mais eficazes do que as promoções realizadas no próprio linear.
O estudo que analisou 340 categorias de grande consumo revela ainda que o peso das promoções varia de acordo com o estabelecimento comercial. Ou seja, mais de um terço das vendas do supermercado são em promoção, cifra que cai para 18% nos supermercados.