Newsletter Opinião

Soluções de segurança para perfumarias, por Cátia Rodrigues (Gateway)

Por a 30 de Setembro de 2015 as 17:05

Catia Rodrigues_Diret.Mkt GatewayPor Cátia Rodrigues, directora de marketing da Gateway Portugal

De acordo com os resultados de vários estudos sobre as quebras no retalho, os perfumes estão entre os artigos mais furtados. Saiba quais as melhores soluções para proteger a sua perfumaria de forma eficaz e ao mesmo tempo aumentar os lucros. Um dois em um ao qual não vai ficar indiferente!

As perfumarias são, no geral, locais atraentes, tanto pelos artigos que vendem como pelo merchandising que apresentam, para não falar do agradável aroma que emanam e que tanto as caracterizam – resultando num marketing aromático ainda mais convidativo aos visitantes.

Como qualquer outro setor de retalho existem picos de fluxo de clientes, para as quais os retalhistas precisam de “estar atentos”. Se a dedicação para conseguirem um espaço bonito que chame clientes às lojas é importante (seja pelas promoções ou por um look diferente, moderno ou clássico), tanto ou mais importante será assegurar que este posicionamento dê frutos.

Para que tal aconteça é fundamental expor os artigos de forma segura e disponível para que o cliente possa tocar, cheirar, e ter uma experiência mais positiva, potenciando a compra do artigo ao ter contacto direto, seja com um perfume, creme, baton ou outros artigos de cosmética. E mais ainda, neste caso em concreto, testar o artigo antes de o comprar é fundamental.

Mas, associado a uma exposição atraente, deve estar sempre um merchandising seguro. Ainda no campo da proteção na origem, vários estudos revelam que os perfumes encontram-se nos produtos para os quais os retalhistas mais desejavam que fosse aplicado um sistema de proteção.

Uma vez que este tipo de artigos é produto de status, com os quais nos identificamos enquanto consumidores, as soluções de segurança também têm de se adequar ao conceito da marca e à decoração das lojas.

Segurança também é design

A tecnologia AM é, sem dúvida, a ideal para evitar o furto na sua perfumaria uma vez que a generalidade das embalagens de perfumes contém pintura metálica o que pode interferir com a detecção dos sistemas EAS de rádio-frequência (RF).

É a pensar nestes e noutros pontos-chave que existem por um lado sistemas discretos – para não interferir com o layout nem do espaço comercial nem da exposição dos artigos – e por outro, soluções que evidenciem o interior da loja, captando a atenção não para os sistemas anti-furto mas sim para o artigo da loja, exposto livremente, ganhando um dinamismo superior.

Quando falamos de segurança falamos também de design e de marketing, ou seja, de uma vertente estética altamente impactante com sistemas EAS, para não interferir no seu layout. E, claro, existe ainda sempre a opção de personalizar as antenas, promovendo as marcas expostas em loja ou algumas campanhas sazonais.

As soluções de segurança quanto mais simples, mais fáceis de usar pelo staff e mais despercebidas passam. A inovadora Insert Label é pois uma solução altamente recomendável. Esta etiqueta é especial pelo seu formato (com bico perfurador) sendo ideal para uma proteção de caixas de perfumes a partir do interior. Desta forma, o elemento de proteção não está tão visível e portanto torna-se mais difícil de sofrer eventuais remoções.

Outras soluções aplicáveis nas perfumarias são os Safers. A colecção Health&Beauty, de dimensões e formas várias, protege eficazmente diferentes artigos de cosmética ao mesmo tempo que oferece total visibilidade, pois são transparentes.

Finalmente nota para uma situação que ocorre frequentemente nas perfumarias e que passa pelo furto dos testers – uma realidade que pode parecer “pouco significativa” mas que se reflete em larga escala nos resultados operacionais das lojas. A solução pode passar pelos ZIPS – uma solução da gama de POD Displays – que protege o artigo individual e localmente através de um cabo que permite ao cliente testar, mas sem sair do local.

Com estas soluções, pode ter uma perfumaria 100% protegida sem afetar a sua decoração com elementos de segurança obstrutivos.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *