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O que pode ler na edição impressa do Hipersuper

Na capa de outubro, conduzimos o leitor numa viagem ao mundo do retalho e da distribuição no Brasil. Com a ajuda do consultor sénior especialista em retalho e residente naquele país, Miguel Murta Cardoso, fazemos um retrato do comércio e antecipamos oportunidades de crescimento para as marcas

Rita Gonçalves
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EHipersuperspecial Retalho Brasil

Na capa de outubro, conduzimos o leitor numa viagem ao mundo do retalho e da distribuição no Brasil. Com a ajuda do consultor sénior especialista em retalho e residente naquele país, Miguel Murta Cardoso, fazemos um retrato do comércio e antecipamos oportunidades de crescimento para as marcas. Não perca a entrevista, a análise e a opinião do consultor.

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YouBeep. Testámos uma nova aplicação desenvolvida por uma start up portuguesa que promete acabar com as penosas filas de espera no supermercado. Saiba como funciona passo-a-passo.

Kid to Kid. A cadeia de lojas de roupa para criança com 23 lojas está com um pé em Espanha. É o empresário português Paulo Costa que detém os direitos de exploração da marca no país vizinho.

Comércio tradicional. Fomos conhecer o negócio da peixaria centenária, na Praça das Flores, em Lisboa. Apesar de centenária, a peixaria está nas redes sociais a falar diretamente para os consumidores, como expressões como “Ó minha filhinha” ou “Olha o peixinho”.

Opinião. O nosso colaborador residente Luís Rosário, Business Unit Manager Jason Associates, dá conta de novos conceitos híbridos de retalho que resultam da era omnicanal.  João Rodrigues, CEO da Xhockware, esteve no World Retail Congress e resume as principais conclusões. Miguel Tapada, Manager Partner da On Spot, explica como podem as marcas valorizar os produtos e a sua categoria. Por último, Nuno Pimenta, Industry Manager da Google Portugal, escreve sobre os micro momentos no mobile e como podem as empresas e marketeers tirar partido destes.

CEO ideal. Que características deve reunir um CEO para dirigir uma empresa de retalho? Quais as competências mais valorizadas? Fomos à procura da resposta.

Descontos. As vendas com desconto representaram, no segundo trimestre de 2015, 41% das vendas totais da distribuição, revela o último barómetro da APED. A guerra de preços está ao rubro

Azeite e bacalhau. Com o Natal à porta, analisámos a evolução destes dois alimentos que os portugueses tanto apreciam. Preço mais elevado é a principal tendência

Consumo. A consultora 40+Lab e o Instituto de Negociação e Venda lançaram um novo serviço em Portugal para ajudar as marcas a venderem aos consumidores seniores.

Novo Conceito. A febre de Nutellarias chegou a Portugal. Sérgio Santos, empresário de Leiria, abriu oito Nut num ano e quer mais seis, de preferência, a sul do País

 

Sobre o autorRita Gonçalves

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Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP

A AEP – Associação Empresarial de Portugal lidera, até dia 15 de maio, a participação de sete empresas nacionais na APAS Brasil, considerada a maior feira da América Latina dedicada ao setor agroalimentar, a decorrer em São Paulo.

Esta é a oitava edição consecutiva em que a AEP organiza a presença portuguesa neste certame de referência para a grande distribuição no Brasil e um dos maiores eventos do setor a nível mundial. A iniciativa, realizada em parceria com o Grupo Opal, integra também um congresso que facilita o contacto direto entre empresários, industriais e compradores internacionais.

“A participação na APAS, organizada em parceria com o Grupo Opal, é uma oportunidade para as empresas estabelecerem e consolidarem contactos com novos parceiros, numa cidade (S. Paulo) que é conhecida por reunir importadores/distribuidores que comercializam para todos os destinos de um país de dimensão continental”, sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.

As empresas nacionais presentes nesta edição da APAS são:

– Azcôa – Azeites do Côa (azeites, óleos e gorduras alimentares)
– Basimor – Importação e Exportação (comércio por grosso não especializado)
– Grande Porto – Indústria e Comércio Alimentar (produtos alimentares, bebidas e tabaco)
– Lacto Serra (lacticínios)
– Mateus & Sequeira Vinhos (vinhos comuns e licorosos)
– Prisca – Alimentação (produtos à base de carne, compotas e doces)
– Vineves (azeites e óleos alimentares)

Com uma população superior a 200 milhões de habitantes, o Brasil é a nona maior economia mundial e um mercado estratégico para a internacionalização das empresas portuguesas. As relações comerciais entre Portugal e Brasil continuam a ser relevantes, não apenas pelos laços históricos, mas também pelo papel que o país desempenha no panorama da grande distribuição na América Latina.

A ação insere-se no âmbito do projeto Business on the Way (BOW), uma iniciativa da AEP que, só em 2024, já promoveu a presença de 180 empresas em 27 ações internacionais, abrangendo mercados tão diversos como Singapura, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Geórgia ou Nova Zelândia.

Esta participação na APAS 2025 foi submetida ao abrigo do AVISO MPR-2023-5 SICE – Internacionalização das PME, no contexto do PITD COMPETE2030, com um financiamento de 50% dos custos elegíveis.

Sobre o autorHipersuper

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Enólogo Tiago Macena Fotografia: Bruno Gonçalves
Bebidas

Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena

Tiago Macena chega ao Pico com o compromisso de preservar a autenticidade dos vinhos Tarelo, aprimorando as suas características sem alterar o estilo base. “É mais um desafio profissional que abraço, repleto de detalhes e nuances que ainda não domino, mas que estou ansioso por explorar”, afirma.

A Tarelo, produtora de vinhos com origem na ilha do Pico, Açores, acaba de anunciar a entrada de Tiago Macena no projeto, numa aposta clara no reforço da identidade vínica local e na consolidação da notoriedade do terroir açoriano a nível nacional e internacional. Esta é a primeira experiência do enólogo nas ilhas, que assume a responsabilidade de aprofundar o perfil distintivo dos vinhos da marca.

Com uma carreira sólida e atualmente a concluir o percurso para Master of Wine, Tiago Macena chega ao Pico com o compromisso de preservar a autenticidade dos vinhos Tarelo, aprimorando as suas características sem alterar o estilo base. “É mais um desafio profissional que abraço, repleto de detalhes e nuances que ainda não domino, mas que estou ansioso por explorar. Será um período de experiência e aprendizagem que, sem dúvida, fará de mim melhor profissional… e surge justamente quando as necessidades do produtor se alinham com a minha disponibilidade e vontade de continuar a evoluir”, adianta o enólogo.”, sublinha o enólogo.

Os primeiros vinhos totalmente vinificados por Tiago Macena chegarão ao mercado em 2026, com os vinhos da vindima de 2025, atualmente em desenvolvimento nas vinhas da Tarelo. No entanto, ainda este ano será possível provar os chamados “vinhos de afinamento”, já sob o seu cuidado e engarrafamento.

Com vinhas localizadas na Vinha da Ruína, Canada das Lavandeiras e Candelária — todas protegidas por jeirões e canadas em basalto, próximos do oceano —, a Tarelo dedica-se exclusivamente à produção de castas brancas autóctones, como Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantez do Pico. Este cenário vitivinícola, marcado pelo solo vulcânico e por um clima imprevisível, está no centro da filosofia da marca.

“É da combinação de vários fatores – solo vulcânico, clima imprevisível e tenacidade dos picarotos – que resultam os vinhos únicos do Pico. O sentido de lugar é a premissa mais importante deste projeto que terá sempre de ser o nosso ethos”, reforça Tiago Macena, destacando a singularidade do terroir açoriano e o papel determinante da resiliência dos produtores locais, os picarotos.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas

O Pingo Doce acaba de reforçar a sua oferta de refeições prontas com o lançamento da gama Balance, uma nova linha da marca Comida Fresca, que pretende responder às necessidades de consumidores que procuram opções mais leves, sem comprometer o sabor nem a conveniência.

Hipersuper

A nova gama oferece refeições completas, preparadas com “ingredientes frescos e de elevada qualidade”, com especial destaque para a presença de vegetais. As soluções Balance destinam-se a quem adota um estilo de vida saudável e valoriza uma alimentação equilibrada, mas enfrenta constrangimentos de tempo ou preferência por não cozinhar, sublinha o Pingo Doce.

“No Pingo Doce estamos continuamente à procura de conhecer e ir ao encontro das necessidades dos consumidores. Identificámos uma oportunidade de apoiar, por exemplo, quem segue planos alimentares elaborados por nutricionistas, mas não gosta de cozinhar ou não tem tempo disponível para preparar as refeições. A gama Balance é uma excelente forma de integrar refeições equilibradas no dia a dia, com opções práticas e convenientes, saborosas e pensadas com critério nutricional.”, explica Óscar Costa, diretor de meal solutions do Pingo Doce.

As receitas da nova linha foram desenvolvidas em parceria entre o chef executivo do Pingo Doce, Gonçalo Costa, e a nutricionista Iara Rodrigues, reconhecida pelo seu trabalho na promoção da alimentação saudável.

“Esta colaboração nasce da vontade de facilitar a vida de quem quer cuidar da saúde, com sabor e autenticidade. Defendo sempre que comer de forma equilibrada não tem de ser complicado e a gama Balance prova exatamente isso. É uma solução prática, feita com ingredientes de qualidade, para quem procura equilíbrio, sabor e saúde no prato. É possível comer bem, com qualidade e prazer – mesmo nos dias mais corridos!”, acrescenta Iara Rodrigues.
Disponível na seção de pronto a levar das lojas, esta gama apresenta cinco propostas de refeição, todas confecionados nas cozinhas próprias do Pingo Doce: Moqueca de Peixe com Mistura de Legumes e Gengibre, Tandoori de Frango com Brócolos e Abóbora Assada, Empadão de Novilho com Cherovia, Salada de Camarão com Legumes Asiáticos e Ovo Berber.
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Não Alimentar

Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre

Negócio tissue já representa 25% da faturação, com 81% das vendas nos mercados internacionais

Hipersuper

A The Navigator Company divulgou os resultados das operação no primeiro trimestre deste ano que apontam para um volume de negócios de 529,3 milhões de euros, um aumento de 1,8% face ao trimestre anterior. Números que, segundo a empresa, “demonstra a resiliência do modelo de negócio seguido pela empresa num contexto geopolítico extraordinariamente desafiante e de significativo arrefecimento da atividade económica nos principais mercados da Navigator”.

O EBITDA atingiu 115,6 milhões de euros, representando uma margem de cerca de 22% e o resultado líquido situou-se nos 48,3 milhões de euros, um aumento de 6,1% face ao trimestre anterior. A empresa sublinha que para este desempenho homólogo contribuiu “de forma decisiva” a entrada da capacidade da Navigator Tissue UK, a 1 de maio de 2024.

No global do portfólio da Navigator, os segmentos de tissue e packaging cresceram de forma consistente e representam já cerca de 30% da faturação total da empresa  – face a cerca de 17% no mesmo período de 2024. O valor das vendas do negócio de tissue apresentou uma redução de 3% face ao último trimestre e um crescimento de 76% em comparação com o período homólogo.

As vendas internacionais de tissue representaram 81% do volume total de vendas no primeiro trimestre de 2025, com uma diversificação geográfica mais equilibrada do que em anos anteriores, fruto das aquisições recentes em Espanha e no Reino Unido. Os principais mercados foram o inglês (36% do total de vendas), o espanhol (28%) e o francês (15%).

Por outro lado, o produto acabado representou 98% das vendas totais e as bobines 2%. Em relação à estratificação por segmento de clientes, o At Home ou Consumer (retalho) tem registado um peso crescente, representando atualmente cerca de 83% das vendas, enquanto Away-From-Home (grossistas – canal Horeca e escritórios) representam os restantes 17%.

Aposta em embalagem flexível de baixas gramagens
A Navigator tem vindo a desenvolver e a investir no segmento de embalagens sustentáveis gKraft, de que é exemplo o lançamento da produção de peças de celulose moldada para substituir plásticos descartáveis no setor de embalagens alimentares.
No 1º trimestre de 2025 arrancou a pré-engenharia para a reconversão da máquina de papel PM3, localizada na fábrica integrada de pasta e papel de Setúbal, com o objetivo de direcionar a produção para papéis de embalagem flexível de baixas gramagens, tendo sido agora tomada a decisão final de investimento da reconversão da máquina.
A reconversão da unidade permitirá à Navigator diversificar e ampliar o seu portfólio de produtos sustentáveis, reforçando a sua presença no setor das embalagens flexíveis.

Perspetivas para 2025
Quanto às perspetivas para este ano, a Navigator avança que as consequências da atual situação geopolítica deverão fazer-se sentir nos próximos trimestres, “num contexto global cada vez mais instável, marcado pelo aumento do protecionismo e por crescentes tensões comerciais entre blocos económicos”. “A fluidez da atual situação, a instabilidade criada pela imposição de taxas aduaneiras e a resposta subsequente num clima de guerra comercial tornam particularmente difícil antever a evolução da procura e dos preços nos próximos meses. A capacidade de adaptação ao novo ambiente macroeconómico será crucial para todos os agentes económicos, tendo a Navigator dado provas da sua resiliência noutros contextos difíceis de mercado”, assegura.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda

O UBBO preparou um fim de semana especial que junta consultores, dicas de customizações  e workshops dedicado à área da moda.

Hipersuper

‘Dias da Moda’ UBBO é um evento que junta, a 9, 10 e 11 de maio, consultores da área da moda, para o ajudar o público nas decisões de compra. No varandim da Oysho, no 1º piso, será instalado um espaço para consultorias de imagem, makeovers, e customização “de peças antigas perdidas no seu armário e que podem ganhar uma nova vida”, informa a administração do centro comercial.

O ‘Dias da Moda’  inclui a realização de workshops que vão ensinar a fazer scrunchies, bandanas e granny squares em crochê, com Joana Gouveia (Fios Cruzados), e técnicas de upcycling para dar uma nova vida às peças de roupa sem uso. “Poderá ainda aprender como se constrói um armário cápsula, assim como o poder da cor na sua imagem”, informa o UBBO. Os workshops são limitados às vagas existentes e as inscrições são feitas através da App UBBO.

Nos três dias o público poderá ter um acompanhamento personalizado nas lojas com o apoio de um personal shopper, disponível para dar as melhores orientações na escolha das peças e combinações. Os horários desse serviço em cada loja podem ser consultados em https://ubbo.pt/evento/dias-da-moda/
O UBBO dispõe ainda do espaço Fashion Advisor, a cargo de Liliana Oliveira e localizado na zona dos contentores da praça central, que conta com serviços de personal shopping, consultoria de imagem, styling e mudança de visual.

O UBBO é um shopping resort que reúne espaços de lazer, entretenimento e compras. Conta com mais de 280 lojas e restaurantes, distribuídos por dois pisos, em 127 mil metros quadrados. Possui um parque de estacionamento coberto e gratuito com mais de 9.000 lugares. Integra também a KidZania, único parque temático lúdico e educativo em Portugal, onde “as crianças podem brincar aos adultos”, com a possibilidade de experimentar mais de 60 profissões.

Sobre o autorHipersuper

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Quinta da Vacaria
Bebidas

Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019

Schistó, o novo fine dining da Quinta da Vacaria, serve exclusivamente vinhos da casa. Novo Grande Reserva reforça aposta na excelência vitivinícola do Douro.

Hipersuper

A Quinta da Vacaria acaba de lançar o seu Grande Reserva 2019, um vinho exclusivo, elegante e de caráter único, produzido a partir das castas Touriga Nacional e Touriga Franca. O lançamento marca também a abertura do Schistó, novo restaurante fine dining da propriedade duriense, liderado pelo chef Vítor Matos, o cozinheiro português mais estrelado pelo Guia Michelin.

Com apenas 660 garrafas disponíveis para o mercado, de um total de 1800 produzidas, o Grande Reserva 2019 chega após quatro anos de estágio em garrafa, simbolizando a dedicação da marca em elevar os padrões da produção vinícola no Douro. O preço de venda ao público arranca nos 100 euros por garrafa (0,75 cl).

Para o enólogo João Menezes, trata-se de um dos grandes clássicos da Quinta da Vacaria, um “vinho com uma autenticidade incrível, produzido apenas em anos vitivinícolas de excelência, e com um verdadeiro sentido de lugar. A influência do terroir é total”. “A maior dificuldade é termos, sucessivamente, anos vitivinícolas bons para a produção de néctares deste segmento”, sublinha.

O novo restaurante Schistó, onde todos os vinhos harmonizados são exclusivamente da Quinta da Vacaria, simboliza uma aposta clara na integração entre vinho e alta gastronomia. A carta vínica, alinhada com os menus de degustação concebidos por Vítor Matos, pretende valorizar o caráter e autenticidade da produção da região.

“O Grande Reserva 2019 deve ser servido entre os 16 e os 17 graus e idealmente acompanhado à mesa, dada a sua estrutura tânica”, explica João Menezes, acrescentando que “é um vinho que pede contexto, e não apenas copo”.

Sobre o autorHipersuper

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Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Inovação

Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino

One Blend, uma solução 3-em-1 solúvel e sustentável, conquista júri em Madrid e garante presença portuguesa na final internacional em Paris.

A equipa portuguesa composta por Filipe Van Acht (ISEG), Maria do Céu André (ISCTE) e Marisa Portugal (ISEG) conquistou o primeiro lugar na final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm, garantindo o passaporte para representar a região ibérica na final internacional da competição, que terá lugar em Paris.

O projeto vencedor, denominado One Blend, propõe uma toalhita 3-em-1 solúvel em água, com propriedades de sérum, creme e proteção solar, direcionada ao segmento de cuidados masculinos. Disponível em duas versões – para pele oleosa e para pele normal a seca, ambas com propriedades anti-idade – o produto distingue-se pela simplicidade, sustentabilidade e inclusão, eliminando a necessidade de múltiplas embalagens e adaptando-se aos perfis reais dos consumidores.

A final do cluster ibérico decorreu esta quarta-feira, em Madrid, sob o mote “Men. Beauty & Care. Game on through tech, products and beyond”, desafiando os participantes a reinventar o futuro da beleza masculina através de propostas inovadoras em tecnologia, produto e serviço. O júri, composto por especialistas da indústria, representantes da L’Oréal e jornalistas, avaliou os projetos segundo critérios de inovação, viabilidade e impacto de mercado.

“É sempre um privilégio assistir ao talento e à criatividade destas novas gerações. A equipa portuguesa destacou-se pela clareza da proposta, pelo espírito empreendedor e pela ambição de transformar a forma como os homens cuidam de si”, partilha Clara Trindade, diretora de Relações Humanas da L’Oréal Espanha e Portugal. “O Brandstorm continua a ser uma plataforma ímpar para inspirar e identificar os líderes de amanhã. Estamos ansiosos para ver a representação desta equipa na final internacional”, acrescenta.

A competição Brandstorm, promovida pela L’Oréal há mais de três décadas, afirma-se como uma das principais plataformas de captação de jovens talentos a nível global. Além de fomentar a inovação, oferece aos participantes uma via de entrada no mercado profissional, com contacto direto com recrutadores e líderes da indústria. Esta foi a quarta edição conjunta entre Portugal e Espanha, reunindo projetos de mais de 1.700 estudantes em 2024. Na edição anterior, a vitória também coube a uma equipa portuguesa, da Nova SBE.

A equipa vencedora prepara-se agora para disputar a final internacional em Paris, onde terá acesso a uma experiência imersiva de três meses na sede do Grupo L’Oréal, com todas as despesas incluídas.

Projetos vencedores da final do cluster:
1º Lugar: One Blend – Toalhita 3-em-1 solúvel em água, que combina sérum, creme e SPF, adaptada a diferentes tipos de
pele masculina. Faculdade: ISEG + ISCTE
2º Lugar: IPAM Lisboa – Exfoliante para pele masculina fácil de usar, versátil e acessível. Faculdade: IPAM
3º Lugar: ZITHAPPENS – Assistente de cuidados de pele com tecnologia IA para homens, que oferece aconselhamento
personalizado e com base científica. Faculdade: IE

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

MC
Retalho

MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas

Retalhista é uma das poucas empresas a nível mundial com classificação máxima em transparência ambiental e ação climática.

Hipersuper

A MC integra pelo segundo ano consecutivo a prestigiada “A List” do CDP (anteriormente Carbon Disclosure Project), reafirmando a sua posição entre as empresas mais empenhadas na mitigação dos efeitos das alterações climáticas. A empresa obteve também a classificação “A-” na categoria Floresta, reforçando o reconhecimento internacional da sua estratégia ambiental.

Em 2024, mais de 24.800 organizações submeteram os seus dados ao CDP para avaliação no âmbito das alterações climáticas. Apenas 1,7% conseguiram alcançar a classificação “A”, grupo em que a MC volta a marcar presença, destacando-se pela transparência e pela eficácia das suas medidas ambientais.

A distinção do CDP reconhece o compromisso da MC com metas ambientais ambiciosas. Até 2032, a empresa pretende reduzir em 51% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) das suas operações (âmbitos 1 e 2) e em 31% as emissões da sua cadeia de valor (âmbito 3), em comparação com os níveis de 2022. A meta final é alcançar a neutralidade carbónica nas operações próprias até 2040.

Só no último ano, a retalhista reduziu em 12,6% as suas emissões diretas e indiretas, fruto de uma aposta em energia renovável, eletrificação de consumos, medidas de ecoeficiência e modernização das centrais de frio.

Mariana Pereira da Silva, head of sustainability da MC, sublinha o empenho coletivo da organização: “Estamos extremamente orgulhosos do trabalho das nossas equipas, que nos permitiu manter a classificação máxima na área do Clima (A). É igualmente motivo de grande satisfação o reconhecimento obtido na área da Floresta, com a atribuição do nível de liderança (A-)”.

“Mantemo-nos focados na execução da nossa estratégia de sustentabilidade e na prossecução do nosso compromisso com a construção de um futuro sustentável — uma ambição que não pode ser adiada”, garante.

“Sabemos que vivemos num contexto exigente, que nos apresenta constantemente novos desafios, mas que não nos deve desviar do nosso propósito. Reforça a necessidade de um esforço concertado e sistemático de todas as nossas equipas, em estreita parceria com os nossos fornecedores e parceiros.”, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

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Bebidas

Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos

A empresa está a investir 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares de pisa e uma sala de provas e ainda a iniciar os primeiros passos na exportação.

Hipersuper

O Monte da Bica, adega boutique implantada na zona de Montemor-o-Novo, Alentejo, inicia um novo capítulo sob a liderança de Manuela Pinto Gouveia. A herdade, cuja história remonta há mais de 100 anos, vai ser alvo de um investimento de mais de 1,5 milhões de euros destinados à construção de um boutique hotel, de novos lagares de pisa a pé e uma sala de provas.

“Temos um novo website com loja online, nova imagem e novas referências de vinhos”,conta Manuela Pinto Gouveia, proprietária da empresa. “Contamos também com uma nova adega, uma adega-galeria com exposições regulares e novas experiências para quem nos visita. Ainda este ano abriremos dois lagares de pisa a pé – queremos fazer toda a vinificação em casa – e uma sala de provas. Em 2027, concretizamos um sonho antigo dos meus pais: o hotel. Queremos recuperar a hospitalidade da casa, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região criando oportunidades de emprego”, revela ainda.

A família Pinto Gouveia é proprietária da herdade desde 2019. Com cerca de 350 hectares de terra, o Monte da Bica é conhecida pela longa tradição na produção de cortiça e cereais, sendo hoje um modelo de gestão sustentável e diversificado, com atividade em áreas como a cortiça, pinhão, eucalipto, mel, sementes e pecuária. Desde 2016 dedica-se também à produção de vinhos, com a primeira vinha a ser plantada em 2005.

“Queremos recuperar a hospitalidade da casa, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região criando oportunidades de emprego”, avança Manuela Pinto Gouveia, proprietária do Monte da Bica.

Gama composta por 10 vinhos

“O apreço pelo vinho foi-me transmitido pelo meu pai, que me deixou em herança uma vinha familiar dedicada à produção de vinhos premium, produzidos em pequenas quantidades. Herdados foram também o entusiasmo com que aqui se produz cada garrafa, a atenção ao detalhe, o profundo afeto pela terra e o compromisso com a excelência”, recorda Manuela Pinto Gouveia.

A produção dos vinhos Monte da Bica é de responsabilidade de André Herrera, enólogo consultor, e Madalena Torres Pereira, enóloga residente. A gama é atualmente composta por 10 vinhos: Da Bica Rosé 2024, Monte da Bica Rosé 2018, Da Bica Tinto 2021, Monte da Bica Reserva 2019, Castelão Reserva 2021, Merlot Reserva 2020, Sem Título Branco, Sem Título Rosé, APG Grande Reserva 2020, e Merlot Grande Reserva 2019. Entre as novidades destacam-se o Da Bica Tinto 2021, o Da Bica Rosé 2024 e o Sem Título Rosé. Está ainda previsto o lançamento do TPG Grande Reserva, uma homenagem à matriarca da família.

Equipa da herdade Monte da Bica

Com uma nova adega e uma adega-galeria na sala das barricas que acolhe exposições de arte regulares, o Monte da Bica quer afirmar-se não apenas como produtor de vinhos, mas também como destino no Alentejo, promovendo a cultura, o terroir e a identidade singular da região. Realiza uma variedade de experiências imersivas, como provas de vinhos, visitas à herdade, piqueniques, tirada de cortiça e pisa em lagar, permitindo aos visitantes conectar-se com a terra e a biodiversidade local.

A empresa está ainda a iniciar os primeiros passos rumo à internacionalização, com planos para começar a exportar ainda em 2025 para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha. A estratégia de crescimento inclui também a abertura de novos canais de distribuição e a formação de novas parcerias de negócio.

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Alimentar

8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor

Campo Maior recebe a 22 e 23 de maio, o Congresso Nacional do Azeite, organizado pelo CEPAAL. A 8ª edição acontece numa altura em que a produção nacional cresceu 10% e as exportações valem mais de mil milhões de euros.

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Organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, a 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite decorre no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura, que decorre de 22 a 25 de maio, no Jardim Municipal de Campo Maior.

Aquele que se apresenta como o mais relevante debate nacional sobre o setor olivícola e oleícola, acontece já a 22 e 23 de maio, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e tem como tema os novos desafios para o setor. Irá ter lugar pela primeira vez em Campo Maior, no Centro Cultural de Campo Maior. “Esta é uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar o sector olivícola e oleícola nacional enquanto fórum de debate, ponto de encontro para os profissionais do sector e de partilha de informação privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica”, informa a organização num comunicado.

A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite acontece quando as mais recentes estimativas do INE, perspetivam um aumento na produção de azeite em 10%, na campanha 2024-2025, em relação à campanha anterior, atingindo cerca de 177 mil toneladas. Um dos maiores produtores mundiais de azeite do mundo e o terceiro maior exportador da Europa, Portugal ultrapassou a barreira dos mil milhões de euros em exportações.

O Congresso Nacional do Azeite tem como objetivo dinamizar o sector olivícola e oleícola nacional enquanto fórum de debate

O Congresso Nacional do Azeite 2025 contará com quatro painéis nos quais participarão mais de 30 oradores nacionais e internacionais em torno dos debates ‘Novos Desafios do Setor’, ‘ESG no Setor Olivícola/Oleícola’, ‘Identidade do Azeite Português: Marca & Origem’ e ‘O Caminho do Azeite na Alta Cozinha’.

A sessão de abertura estará a cargo do presidente do CEPAAL, Gonçalo Morais Tristão, do presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e do vice-presidente da CCDRA, Roberto Grilo. Assunção Cristas é a Keynote Speaker do congresso e irá debruçar-se sobre o ESG no setor. O CEPAAL leva ainda a esta edição, e pela primeira vez, os chefs Vítor Sobral, José Júlio Vintém e Bertílio Gomes que estarão reunidos num dos painéis, onde também participam as  duas das escolas de hotelaria e turismo mais relevantes do país, Estoril e Portalegre.

As inscrições para a 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite estão abertas até ao dia 20 de maio e podem ser feitas em Inscrição – Congresso Nacional do Azeite 2025. O programa completo pode ser consultado aqui.

O CEPAAL é uma associação sem fins lucrativos sedeada em Moura e fundada em 1999 com a missão de valorizar e promover o Azeite do Alentejo em Portugal e no resto do mundo. Conta atualmente com 33 produtores e 12 instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades, como seus associados.
O Congresso Nacional do Azeite é uma iniciativa integrada no projeto Da Oliveira à Mesa, cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020.

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