FMCG Homepage Marcas Newsletter

Pera Rocha bate recorde de exportações

Por a 16 de Setembro de 2015 as 16:34

pera rocha4A pera rocha do Oeste ultrapassou este ano o recorde de exportações.

“Das 201 mil toneladas colhidas em agosto de 2014 e escoadas até agosto de 2015, 102 mil foram vendidas no mercado externo, ultrapassando as 100 mil toneladas exportadas na campanha de 2013/2014”, de acordo com dados da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, divulgados pela Lusa.

Apesar de exportar em maior quantidade, o seu preço baixou com o embargo russo, a par do aumento da oferta de fruta nos mercados europeus.

No entanto, o setor da pera rocha não só exportou mais fruta para mercados já seus consumidores, como alargou o leque dos países emergentes que começam a provar a pera do Oeste, entre os quais a Arábia Saudita, China, Singapura, Sri Lanka, Nigéria, Gana, Emirados Árabes Unidos e o Uruguai.

O que esperar do futuro? “Com menos produção, mesmo que se consiga um melhor preço de venda e com o efeito do embargo russo, naturalmente no horizonte se perspetiva um cenário pouco animador”. Em 2014/2015, a pera rocha rendeu ao País cerca de 120 milhões de euros, dos quais 90 milhões obtidos em exportação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *